Um total de 206 profissionais da saúde tomaram posse para fortalecer a rede pública estadual do Ceará a partir desta sexta-feira (4). A cerimônia aconteceu no Palácio da Abolição. A posse cumpre mais uma etapa da incorporação dos 6 mil aprovados em concurso realizado em 2021 ao regime estatutário dos servidores públicos. Ao todo, 2 mil profissionais foram convocados ao longo de 2023, sendo esta a sexta convocação desde o início das nomeações e a terceira convocação do concurso da Saúde neste ano de 2024. De acordo com a Sesa, mais de três mil ainda devem ser convocados até 2026.
A titular da Saúde, Tânia Mara Coelho, que representou o governador Elmano de Freitas (PT), enfatizou a constante ação da pasta em busca da entrega do melhor serviço para os cearenses. “Para a gente, é uma imensa satisfação estar trazendo as pessoas que vão dar assistência de qualidade à população. São pessoas preparadas, profissionais que estudaram bastante para esse concurso. E a gente vai capacitar dentro das suas especificidades, para darmos uma assistência de qualidade à população, que é o que sempre almejamos”, pontuou.
REFORÇO
Os empossados desta sexta-feira (4) são da área médica (1), da área administrativa (8) e da área assistencial (197). Estes últimos, distribuídos da seguinte forma: um assistente social; 31 enfermeiros; quatro farmacêuticos; 18 fisioterapeutas; nove psicólogos; e 134 técnicos de enfermagem. A secretária ainda explicou que os profissionais são alocados de acordo com a necessidade de cada unidade de saúde do Estado.
“Em todo chamamento fazemos a distribuição de acordo com a necessidade dos hospitais, então eles vão ser direcionados em diversas unidades. A gente sempre procura ouvir as necessidades que os diretores de hospitais vêm nos passando”.
Os profissionais empossados, serão lotados no Hospital Geral de Fortaleza (HGF); Hospital Infantil Albert Sabin (Hias); Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão (CIDH); Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen); Hospital São José (HSJ); Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC); Coordenadoria de Redes de Atenção à Saúde (Coras) / Célula de Atenção à Pessoa com Deficiência e Outras Necessidades Essenciais (Cepes); Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM); Coordenadoria de Gestão Estratégica e Desenvolvimento de Pessoas da Sesa (Cogep); Célula de Qualidade de Vida, Segurança e Medicina do Trabalho da Sesa (CEQVI; Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie); Superintendência da Região de Saúde Litoral Leste / Jaguaribe (SRLES); e Centro Especializado em Odontologia (CEO) Joaquim Távora.
