O Ministério Público do Ceará (MPCE) empossou, na manhã desta sexta-feira (4), Ivana Maria Medeiros Barros Leal, Plácido Barroso Rios e Régio Lima Vasconcelos no cargo de procurador de Justiça. O momento da posse ocorreu durante a 8ª Sessão Solene do Colégio de Procuradores de Justiça (CPJ), realizada no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ).
Membros e servidores do MPCE, autoridades dos poderes Executivo e Judiciário estaduais e familiares e amigos dos empossados acompanharam a solenidade. O governador Elmano de Freitas (PT) e o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) em exercício, desembargador Heráclito de Sousa Neto, também estiveram presentes.
Os três novos procuradores de Justiça foram promovidos no dia 17 de setembro deste ano, durante a 22ª Sessão Extraordinária do Conselho Superior do Ministério Público (CSMP). Ivana Leal assumiu a titularidade da 25ª Procuradoria de Justiça, de atuação na área cível. Plácido Rios será o titular da 37ª Procuradoria de Justiça e Régio Vasconcelos, da 3ª Procuradoria de Justiça, essas duas últimas na área de atuação criminal. O procurador-geral de Justiça, Haley Carvalho, destacou a trajetória, a competência profissional e o olhar atento e sensível dos empossados.
“Sei do compromisso de cada um com a defesa dos direitos e garantias fundamentais, com a promoção da justiça e de uma sociedade mais justa e igualitária. Tenho certeza de que na segunda instância continuarão inspirando muitas pessoas por tamanha dedicação à causa pública”, ressaltou o titular da PGJ.
A nova procuradora de Justiça Ivana Leal celebrou a promoção ao segundo grau após anos dedicados à sociedade cearense. “Assumo essa função com muito orgulho, disposição e responsabilidade e certa de que buscarei fazer jus a essa nova etapa que se inicia agora”, pontuou. O procurador de Justiça Plácido Rios ressaltou que a chegada à segunda instância representa o início de uma nova fase. “Tenho certeza de que me dedicarei ao máximo para ser um procurador de Justiça e um ser humano melhor, contribuindo para uma sociedade mais justa e digna”, assegurou.
O agora procurador de Justiça Régio Vasconcelos ressaltou que chegar ao último estágio da carreira é motivo de muita alegria. “Sigo com o mesmo entusiasmo de quando entrei no Ministério Público e continuarei mantendo, diante dos desafios da segunda instância, o meu compromisso com a instituição, com as constituições federal e estadual e, sobretudo, com a defesa dos direitos de nossa sociedade”, declarou.
O procurador de Justiça Humberto Ibiapina falou em nome do CPJ e deu as boas-vindas aos novos colegas do segundo grau. “Que a justiça seja sempre o norte e que o equilíbrio e a empatia os acompanhem em cada passo”, desejou. A 1ª vice-presidente da ACMP, promotora de Justiça Ana Vládia Gadelha, também saudou os novos colegas. “Hoje, ascendem ao cargo de procurador de Justiça três grandes nomes da nossa instituição. Por isso, em nome da Associação Cearense do Ministério Público, desejo sucesso aos três nessa nova missão”, concluiu.
