Menu

Professor Jardel lidera com 49,9%; Kledeon Paulino aparece com 41,7% em Canindé

O candidato Professor Jardel (PSB) lidera a disputa pela Prefeitura de Canindé, com 49,9% das intenções de voto. O dado é da pesquisa do Instituto Opinião, contratada pelo OPINIÃO CE e divulgada nesta sexta-feira (4). No Município, apenas dois nomes estão na disputa pela Prefeitura. Apoiado pela atual prefeita, Rozário Ximenes, Kledeon Paulino (Republicanos) aparece com 41,7%. A eleição em Canindé é definida em turno único.

Os números são da pesquisa estimulada, em que os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados. Os votos brancos e nulos totalizam 2,7%, enquanto os eleitores que não sabem em quem vão votar ou não responderam chegam a 5,7%.

A pesquisa ouviu 400 entrevistados, de forma presencial. O levantamento tem 95% de confiabilidade e margem de erro de 4,88%. Os dados foram coletados entre os dias 26 e 27 de setembro com eleitores de 16 anos ou mais de Canindé. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número CE-01756/2024.

Pesquisa estimulada:

  • Professor Jardel (PSB): 49.9%
  • Kledeon Paulino (Republicanos): 41,7%
  • Branco/Nulo: 2,7%
  • Não sabe/não respondeu: 5,7%

No cenário espontâneo, em que os candidatos na disputa não são informados aos eleitores, o presidente do PSB em Canindé também aparece em primeiro lugar, com 45,2% das intenções de votos. Vereador do Município, Jardel conta com apoio do senador Cid Gomes, seu correligionário, e de lideranças petistas, como deputado estadual De Assis Diniz.

Candidato da situação, Kledeon tem 35,1%. A atual prefeita de Canindé, Rozário Ximenes, mesmo não disputando o pleito, aparece na pesquisa espontânea com 3%. A vereadora e atual candidata a vice-prefeita na chapa de Kledeon, Sandra Cordeiro, também é mencionada, aparecendo com 0,5% das intenções de voto. A porcentagem de votos brancos e nulos chega a 1,7%. As pessoas que não sabem ou não responderam totalizam 14,5%.

Pela margem de erro, os dois candidatos estão empatados tecnicamente.