O Governo do Ceará entregou, nesta quinta-feira (3), novos tablets para 52.123 estudantes que cursam 1ª e 2ª séries do Ensino Médio na rede pública estadual em Fortaleza. Com investimento de R$ 100,3 milhões, o Estado visa contemplar 228.676 jovens de todo o Ceará. A solenidade de entrega na capital cearense ocorreu no Centro de Eventos do Ceará, contando com a presença do governador Elmano de Freitas (PT), da vice-governadora Jade Romero (MDB), das secretárias-executivas da Educação, Ciza Viana, Jucineide Fernandes e Emanuelle Grace, entre outras autoridades.
A distribuição dos equipamentos em Fortaleza será feita conforme a Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor). A quantidade de alunos contemplados serão: Sefor 1: 13.972; Sefor 2: 19.229; e Sefor 3:18.922.
As entregas estão sendo realizadas por região, como no Cariri, em que houve mais de 33 mil tablets entregues no último dia 13. Além dos equipamentos, são distribuídos chips de conectividade. Com os novos equipamentos, o Estado busca oferecer apoio a estudantes e professores no processo de ensino e aprendizagem. O governador Elmano destaca que as ações potencializam o Cinturão Digital, a rede pública de banda larga que garante conectividade, além de integrar os serviços e equipamentos estaduais.
“Vamos sair de 10 para 400 gigas de velocidade para nossa internet, seja para as escolas, unidades de saúde. Temos hoje em 134 municípios, e vamos ampliar para os 184 com os 400 giga em nossa rede. É um investimento que está articulando com o Governo Federal, para conectividade nas escolas e também nos postos de saúde próximos às escolas”, informou o governador.
A utilização de tablets nas escolas estaduais está alinhada ao projeto pedagógico conduzido pela Seduc. “A ferramenta possibilita qualificar o trabalho pedagógico dos professores e a aprendizagem de estudantes, para pesquisas e desenvolvimento de competências e habilidades. Há orientação nas formações dos professores para que, de fato, o tablet possa contribuir com a aprendizagem dos nossos estudantes”, disse a secretária-executiva de Gestão da Rede Escolar, Ciza Viana.
Além dos tablets, o Governo do Ceará entregou 2.259 notebooks para os docentes das escolas estaduais, em agosto. O objetivo de oferecer os equipamentos é auxiliar os profissionais no planejamento de suas ações, na organização de sua prática pedagógica e no desenvolvimento de suas atividades em sala de aula.
