O governador Elmano de Freitas (PT) anunciou nesta quarta-feira (2) a aquisição do terreno onde será construído o campus da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) em São Benedito, na Serra da Ibiapaba. O gestor salientou que a unidade educacional é uma reivindicação antiga da população dos municípios da região, tendo em vista que os universitários, atualmente, precisam descer a serra para assistir às aulas em Sobral.
“Onde a universidade chega, a gente não vê a universidade sair. Onde ela chega, em regra, [ela] cresce. Nós queremos que todos os 184 municípios do tenham pelo menos uma turma de faculdade de ensino a distância”, salientou Elmano.
O gestor acrescentou que, no Ceará, os cursos de ensino a distância têm pelo menos 30% de aulas presenciais. “Não queremos uma faculdade de qualquer jeito, queremos uma faculdade de qualidade”, disse, salientando a eficiência dos professores que passam por um concurso muito difícil. Durante o anúncio, o chefe do Executivo ressaltou o trabalho da reitora da UVA, Izabelle Mont’Alverne, para tornar possível a instalação de um campus em São Benedito. Ela recebeu apoio da titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece), Sandra Monteiro.
Elmano, na ocasião, também destacou o empenho da senadora Augusta Brito (PT) e do ministro da Educação, Camilo Santana (PT), para que o sonho de um campus da UVA na Serra da Ibiapaba se tornasse realidade.
