O governador Elmano de Freitas (PT) inaugurou nesta sexta-feira (27) a Delegacia Municipal de Barbalha , no Cariri Cearense. Na ocasião, o chefe do Executivo do Estado reafirmou o compromisso e a integração para enfrentar o crime. A nova Delegacia de Barbalha é uma das 12 unidades anunciadas no programa Ceará Contra o Crime. Antes, a unidade da Polícia Civil (PCCE) funcionava em um local alugado. O novo equipamento teve investimento de R$ 2,6 milhões, com recurso do Tesouro do Estado.
“Nós aumentamos de 135 para mais de 700 homens e mulheres na área da Inteligência por todo o nosso território, para reforçar a Polícia Civil e Polícia Militar. Queremos chegar a 6.700 agentes das Forças de Segurança. Reforçar com mais de 1.500 viaturas, nós já entregamos 425. Também queremos chegar a mais de 50 mil equipamentos de proteção e armamentos. Nós não vamos recuar um milímetro no enfrentamento ao crime organizado no Ceará”, garantiu Elmano de Freitas.
O titular da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Sá, agradeceu o empenho dos agentes. “Nós, das Forças de Segurança, estaremos dia e noite lutando para garantir segurança à população. Por isso, agradeço a cada policial, a cada agente das Forças de Segurança, pela dedicação para proteger a nossa população”, frisou.
REFORÇO
Segundo o delegado-geral da Polícia Civil, Márcio Gutiérrez, a entrega faz parte de um “planejamento estruturado” para dar mais condições às Forças de Segurança do Estado. “São investimentos em efetivo, estrutura e equipamentos para a Polícia Civil”, destacou. Os delegados Juliano Marcula e Bruno Veras serão os titulares da unidade, que conta com mais 14 policiais, cinco escrivães, sete inspetores e duas viaturas. A Delegacia Municipal de Barbalho é subordinada à Regional de Juazeiro do Norte. “É uma grande conquista para a cidade de Barbalha. Ganha a Polícia Civil e a população barbalhense”, disse o delegado Juliano Marcula.
A nova unidade da SSPDS tem uma sala do Comando da PM, inspetoria interna e análise; gabinetes dos delegados titular e adjunto; recepção e espaço de espera; sala de apoio da Polícia Militar (PMCE); depósitos de armas e de materiais apreendidos; salas do inspetor-chefe e de reconhecimento; banheiros masculino, feminino e com acessibilidade; almoxarifado; refeitório e cela para suspeitos aguardarem a definição do Poder Judiciário para encaminhamento ao sistema penitenciário.
