O Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Esporte (Sesporte), assinou um acordo de cooperação com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), nesta quinta-feira (26), que busca fortalecer o esporte de alto rendimento no Brasil, em destaque no Nordeste. A parceria foi firmada durante a COB Expor- A Feira de Todos os Esportes, que acontece em São Paulo, até domingo (29). O objetivo da cooperação entre as instituições é fortalecer o esporte de rendimento no Brasil, que, no Nordeste, possui ações desenvolvidas pelo Centro de Formação Olímpica (CFO).
“A parceria com o COB vai impulsionar a participação de atletas cearenses em competições nacionais e internacionais, elevando o nome do estado no cenário esportivo. O Ceará possui um grande potencial esportivo e essa parceria pode revelar novos talentos para o esporte nacional”, disse o secretário da Sesporte, Rogério Pinheiro.
Com estrutura em uma área de aproximadamente 85 mil m², o CFO recebe mais de 1.600 pessoas, que participam de atividades esportivas, como basquete, vôlei de quadra, vôlei de praia, karatê, boxe e o programa de Saúde e Lazer. Outros parceiros do equipamento oferecem aulas gratuitas de hóquei sobre a grama, futebol, natação, judô, rugby, breaking, ginástica artística, salto ornamental, ciclismo e levantamento de peso olímpico. Ao todo, 21 modalidades são ofertadas no Centro. “Penso que o Centro tem dois papéis fundamentais: um é na formação do atleta em si, obviamente com as atribuições técnicas, físicas e táticas. Esse é um papel central do Centro. A outra, diz respeito à formação cidadã. O CFO deve ser considerado um espaço onde os valores como disciplina, respeito, trabalho em equipe e resiliência, são fundamentais para a formação da cidadania devem ser cultivados”, disse o superintendente da CFO, Adriano Loureiro.
O CFO possui 248 alojamentos para atletas, áreas de ginástica olímpica e rítmica, lutas, tênis de mesa, academia, refeitório, cozinha, recepção, salas médicas, vestiários, duas piscinas (uma olímpica para natação/nado sincronizado e uma de salto ornamental), campo de futebol, pistas de atletismo e BMX. O equipamento ainda comporta o maior ginásio esportivo do Brasil, o único retrátil, sendo de multiuso, com capacidade para até 17.100 pessoas sentadas (modo jogo) e 20 mil espectadores (modo evento), bem como camarotes, bares, salão e sala tecnológica para transmissões.
