O Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará cresceu 7,2% no segundo trimestre de 2024 em comparação ao mesmo período do ano passado. O crescimento é mais que o dobro do Brasil, que teve a ampliação no PIB de 3,3%. A informação foi revelada pelo governador Elmano de Freitas (PT), durante live nas redes sociais, nesta terça-feira (25). Na transmissão, o governador, que estava acompanhado do ministro da Educação, Camilo Santana (PT), também destacou que o avanço na economia resultou no saldo de mais de 80 mil empregos no Estado.
Durante a transmissão, o chefe do Estado destacou algumas ações e projetos do seu governo, que contribuíram para esse crescimento na economia cearense.
“Nós estamos no caminho correto. Caminho de quem retomou a Transnordestina, de quem está trazendo o Ita, de quem voltou com a Minha Casa, Minha Vida. Agora em setembro ainda, nós devemos entregar 1.290 novas unidades habitacionais aqui em Fortaleza. Estamos com a Entrada Moradia, que tinha acabado, para que a pessoa saia do aluguel e vá para sua casa própria. Está bombando o setor da construção civil do Ceará e nós vamos levar isso para o interior”, destacou o governador Elmano.
No primeiro trimestre de 2024, a economia cearense já apresentava avanços, com o crescimento de 5,2%, em comparação ao primeiro semestre do ano passado, sendo o melhor resultado para os três primeiros meses do ano em 13 anos. Na época, o resultado foi o dobro do Brasil, que havia crescido 2,5%. A indústria foi o setor que mais avançou. A previsão do PIB do Ceará para este ano é de um crescimento de 3,16%, que é uma estimativa maior que a do Brasil, que deve crescer 2,08%.
