Menu

Parte do Ceará está em alerta para baixa umidade do ar, aponta Inmet; veja cuidados

Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou a previsão de baixa umidade para esta terça-feira (24) em diversas regiões do Brasil. No Ceará, a condição climática deve chegar ao noroeste, ao norte cearense, sul cearense e aos sertões cearenses, variando entre 30% e 20%. O órgão informa que o risco de incêndios florestais é baixa, mas orienta que a população beba muito líquido e não fiquem expostas ao sol ou façam atividade física nas horas mais quentes do dia. 

Outras regiões, como o sudeste, centro-oeste e parte do nordeste e do sul, também foram indicadas no alerta de baixa umidade. O Distrito Federal, a região metropolitana de São Paulo e os municípios paulistas de São José do Rio Preto, Bauru, Piracicaba, Marília e Presidente Prudente são alguns locais que poderão sofrer os efeitos da baixa umidade. O sudoeste de Minas, o noroeste e centro-sul do Paraná também são apontados pelo instituto. 

A condição climática pode ocasionar em impacto no bem-estar e saúde da população, como o ressecamento das mucosas das vias aéreas, o que torna as pessoas mais vulneráveis para crises de asma e infecções virias e bacterianas, além da desidratação e favorecer o aparecimento de problemas oculares alergias. 

FUNCEME

Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o Ceará deve ter predomínio de céu sem nuvens nos próximos dias. A umidade relativa do ar pode ser menor do que 30% nas macrorregiões da Jaguaribana, Cariri e Sertão Central e Inhamuns, onde a temperatura máximas deve ter valores entre 36°C e 40°C.

Até quinta-feira (26), a temperatura na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) deve ser de até 33°C.

Em relação à umidade relativa do ar mínima, estão previstos valores entre 20% e 30% para o período das tardes nas macrorregiões da Jaguaribana, Cariri e Sertão Central e Inhamuns. Nas demais macrorregiões valores entre 30% e 50%. Em relação à velocidade máxima do vento, estão previstos valores entre 40 km/h e 60 km/h para a faixa litorânea, Jaguaribana e regiões de serra.