A 13ª edição do Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará (TIC) acontece, em Fortaleza, entre os dias 11 e 13 de outubro. O evento terá cerca de 50 atrações nacionais e internacionais, com espetáculos de teatro, música e dança; exibições audiovisuais, debates sobre cuidados com o meio ambiente, além de um feira de trocas e doação de livros e brinquedos. A programação gratuita ainda será apresentada em Sobral, São Gonçalo do Amarante, Maracanaú e Quixeramobim, com atividades até o dia 29 de outubro. O TIC promove também a acessibilidade, através de tradução em libras e audiodescrição dos espetáculos e disponibilização de fones abafadores.
O festival abre com o grupo cearense Pavilhão de Magnólia, que apresentará o clássico “A Viagem do Barquinho”, da escritora Sylvia Ortoff. Em Fortaleza, as duas sessões acontecem no dia 11 de outubro, com apresentações exclusivas para escolas públicas, no Theatro José de Alencar. No dia seguinte, quando se comemora o Dia das Crianças, a programação acontece no Hub Cultural Porto Dragão, na Arena Dragão do Mar, no Teatro Dragão do Mar e na Caixa Cultural Fortaleza. As pessoas interessadas em comparecer a esses equipamentos culturais podem fazer a retirada do ingresso no dia da apresentação, sempre a partir das 16h. Em outros espaços, o acesso será livre e sujeito à lotação. Na CAIXA Cultural Fortaleza haverá serviço de manobrista para quem tiver o ingresso.
Entre os destaques do TIC, estão o clássico “Pluft, o Fantasminha”, apresentado pela Cia. PeQuod; a “Festa de Criança”, com show da atriz e cantora Natasha Faria; e uma experiência de teatro para bebês, do grupo Bebelume, apresentando o “Kwat e Jai”. Na programação internacional, estão o Teatrodistinto, da Itália, com a montagem “Kish Kush”. Reunindo o público de todas as idades, o grupo argentino Pim Pau traz a mescla de brincadeiras da América Latina.
OUTRAS ATIVIDADES
A proposta da Feira de Trocas e Doação de Livros e Brinquedos busca conscientizar o público do festival sobre a importância do consumo consciente, para a preservação do meio ambiente, estimulando o ato de doar e trocar. Os itens para doação vão ser destinados a projetos sociais que atendem crianças em Fortaleza. Além da feira, também será realizada uma oficina de confecção de brinquedos com tampinhas de garrafa pet. Ainda serão plantadas de mudas de árvores nativas em áreas de reflorestamento no Ceará.
Antes das atrações culturais, o Seminário Virtual Arte e Educação acontece entre os dias 7 e 11 de outubro, oferecendo palestras voltadas para educadores. Entre os temas estão as questões de gênero no teatro infantil, mediação teatral e o conceito de protagonismo infantil. O seminário será transmitido ao vivo no canal da Invento no YouTube.
Depois da capital cearense, o festival chegará em Sobral, São, São Gonçalo do Amarante, Maracanaú e Quixeramobim, com apresentações exclusivas para escolas públicas, com debates, e outras para o público em geral. Algumas atrações previstas são “Gigantes de Ar”, “Bia e Luca contra o Dr. Desperdício” e “Borboletário – teatro para bebês”.
