O governador Elmano de Freitas (PT) sancionou, nesta segunda-feira (23), o programa Moto Segura Ceará, que busca oferecer o serviço gratuito de monitoramento e rastreamento de motocicletas furtadas ou roubadas. A medida, que será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), facilitará a recuperação dos veículos pelos proprietários que foram vítimas de crimes patrimoniais. A ferramenta será lançada na próxima segunda-feira (30), contemplando, inicialmente, trabalhadores que usam motocicletas.
“Nós queremos lançar esse programa no próximo dia 30. Então, dia 30, se Deus quiser, começamos a colocar os primeiros aparelhos nas motos dos entregadores, que trabalham com a moto, que têm a moto como instrumento de trabalho, para facilitar o trabalho da polícia. Para o cidadão que estava ali, trabalhando, e alguém vem roubar sua moto, a polícia vai poder agir de maneira rápida, porque vai ter condição de localizar onde está a moto que foi furtada”, disse o governador Elmano.
A iniciativa do Governo do Estado contará com a parceria do serviço de monitoramento, que será prestado por pessoa jurídica contratada pela Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice). O monitoramento será realizado após as autoridades policiais serem acionadas, através das vias ou canais adequados, comunicando sobre a ocorrência do crime.
O secretário da Segurança Pública do Estado e Defesa Social (SSPDS), Roberto de Sá, ressaltou que o projeto busca inibir as ações criminosas, além de recuperar as motocicletas, pois os veículos roubados, em muitos casos, são utilizados como instrumento de crime.
“A gente, imediatamente, percebeu o quanto era oportuna e produtiva (essa ideia), porque a gente protege o patrimônio do cidadão, do trabalhador, que usa a motocicleta para o seu ir e vir, muita vezes, para o seu lazer ou para o seu trabalho. Além de proteger esse patrimônio, nosso objetivo é dificultar as ações do crime, que se utiliza muito da motocicleta depois que ela é roubada para praticar outros delitos”, destacou o titular da Segurança.
O superintendente do Detran-CE, Michel Mourão, informou que o programa está em fase final, sendo integrado aos sistemas da Etice e da SSPDS. A adesão e cadastro ao programa serão realizados no Detran. “O aplicativo já está pronto. Estamos na fase final, só preparando a integração de sistema com Etice e SSPDS. O mais importante disso é que o cidadão que tem a sua moto também precisa estar regularizado. Então, ele vai ter o benefício não só da segurança viária, como também o próprio processo dessa recuperação o mais rápido possível”, garantiu o superintendente.
