O Instituto VerdeLuz, organização não governamental, foi responsável pelo resgate de uma tartaruga cabeçuda adulta, nomeada como Cassandra, que encalhou na Praia do Caça e Pesca, no último sábado (14). Os voluntários passaram três dias no processo de transporte do animal até o centro de reabilitação do Projeto Cetáceos da Costa Branca (PCCB), em Areia Branca, no Rio Grande do Norte. O manejo do animal contou com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar, da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) da Universidade Federal do Ceará (UFC).
“Recebemos o aviso do salva vidas do Corpo de Bombeiros Militar por volta de meio dia de sábado e a partir daí nossos voluntários passaram três dias trabalhando para que Cassandra chegasse em segurança ao centro de reabilitação do Projeto Cetáceos da Costa Branca (PCCB), em Areia Branca/RN. Todo o processo e manejo só foi possível com o apoio do Corpo de Bombeiros, que nos auxiliou com o cuidado da Cassandra no local e com o transporte inicial dela”, afirmou o projeto em suas redes sociais.
A locomoção da tartaruga até o outro estado foi necessária por não existir em Fortaleza um órgão público ou serviço de resgate oficial que pudesse cuidar da reabilitação do animal até o seu retorno para o mar. No litoral leste do Ceará, contemplando municípios cearenses como Aracati, Beberibe, Cascavel, Fortim, Itapuí, entre outros, existe o Projeto de Monitoramento de Praias (PMP), que está habilitado para fazer o resgate desses animais marinhos.
O Instituto VerdeLuz possui licença, expedida pelo Sistema de Autorização e Informação em Biodiversidade (SISBIO/ ICMBIO), para realizar o manejo do animal, que deve ser feita por uma equipe habilitada e capacitada. A licença do projeto foi emitida através do Gtar-Verdeluz, programa de pesquisa, ensino e extensão universitário, que busca estudar a vida das tartarugas marinhas de Fortaleza. Em casos de encalhe de tartarugas marinhas, não se deve retornar o animal para o mar. É recomendado, em Fortaleza, entrar em contato com o Instituto VerdeLuz, através do número (85) 99690-1269, para que o projeto tome as iniciativas necessárias.
