Menu

Semace preside audiência pública para debater impacto do Complexo Fotovoltaico Tianguá

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) presidirá, nesta quinta-feira (19), audiência pública para apresentar o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) do Complexo Fotovoltaico Tianguá, que fica situado nos municípios de Tianguá e Ubajara.

O Ceará é referência na geração de energia solar no Nordeste, com um potencial em crescimento constante, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O Complexo Fotovoltaico Tianguá ocupará uma área de aproximadamente 508 hectares, com uma capacidade de geração de 250 MW (Megawatts) de energia elétrica.

No evento, líderes comunitários, organizações ambientais, representantes da sociedade acadêmica, civil e outras partes interessadas terão a oportunidade de tirar dúvidas sobre o projeto solar. O evento será realizado às 15h, na quadra esportiva da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Humberto Ribeiro Lima, na comunidade Águas Belas, zona rural de Ubajara. A sessão será transmitida ao vivo pelo canal da Semace no YouTube, onde os espectadores poderão enviar perguntas aos responsáveis pelo estudo ambiental e à empresa que está à frente do empreendimento.

A empresa Fótons de São Patrício Energias Renováveis, que faz parte do grupo Casa dos Ventos, é a empreendedora do complexo. Conforme as estimativas do empreendedor, o investimento total para o Complexo Fotovoltaico Tianguá, incluindo os custos de implantação e operação, será em torno de R$897 milhões.

Após a exposição dos estudos e complementações, a proposta será submetida à análise do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) para aprovação e emissão da licença pela Semace.

Serviço
Audiência Pública sobre o Estudo de Impacto Ambiental do Complexo Fotovoltaico Tianguá
Data: 19 de setembro (quinta-feira)
Horário: 15h
Local: Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Humberto Ribeiro Lima, comunidade Águas Belas, município de Ubajara – CE
Transmissão on-line: canal da Semace no YouTube