A Secretaria da Educação (Seduc) lançou nesta quinta-feira (19) a primeira Olimpíada Cearense para Professores de Matemática da Rede Pública Estadual (OPMAT). O projeto foi apresentado em evento no Centro de Formação e Desenvolvimento para Profissionais da Educação (FormaCE) e contou com a presença da secretária executiva do Ensino Médio e Profissional, Jucineide Fernandes, do diretor do FormaCE, Ronaldo Glauber de Oliveira, e do Cientista Chefe da Educação, Jorge Lira.
A OPMAT faz parte do Projeto Mais Aprendizagem Matemática, que integra o Programa Ceará Educa Mais, e visa aprimorar as competências pedagógicas dos professores, incentivando a inovação e a criatividade no ensino, e possibilitando reflexões sobre a relação dos conteúdos matemáticos com o contexto no qual o estudante está inserido.
“Organizamos uma olimpíada por área, para que os professores possam construir uma cultura colaborativa, rever os saberes, e com isso consigamos melhorar os indicadores de aprendizagem de matemática nas nossas escolas. O acesso ao conhecimento ajuda os estudantes a resolverem problemas complexos, de raciocínio lógico, e a desenvolverem habilidades muito importantes para o século XXI, sendo um componente curricular essencial”, destaca Jucineide.
A participação na olimpíada será realizada em equipe, e cada escola poderá ser representada por um grupo de até cinco professores. A inscrição é gratuita e deverá ser realizada por meio deste link, até o dia 1º de outubro. A 1ª OPMAT é composta de duas etapas. Cada etapa é dividida em duas fases, sendo a última fase da última etapa dividida em duas rodadas. Para mais informações, acesse o regulamento.
