O Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), vinculado à Secretaria do Trabalho (SET), estima que, até o final de 2024, serão ofertadas cerca de 3,4 mil vagas de trabalho temporárias, com destaque para o setor do comércio, em cargos como vendedor e operador de caixas, além de abrir oportunidades para quem deseja se inserir no mercado de trabalho, em ocupações como garçom, recreador, cumim e segurança de eventos.
O diretor da Promoção do Trabalho e Empreendedorismo do IDT, Rubens Rodrigues, destaca a possibilidade de algumas vagas, que tradicionalmente são ofertadas como temporárias, sejam abertas como permanentes, tendo em vista o aquecimento da economia no Ceará.
“Mesmo para uma vaga temporária, é importante que o trabalhador tenha disponibilidade para aprender e iniciativa. Isto porque os empregadores costumam estar de olho nestes profissionais para as suas equipes e cerca de 20% conseguem se efetivar”, disse Rubens Rodrigues.
Para participar das seleções, os interessados devem procurar as Unidades do IDT/SINE, levando currículo, CTPS, RG, CPF e comprovante de endereço, com CEP. Atualmente, estão abertas 277 vagas temporárias em todo o estado. Os endereços e as vagas estão disponíveis no portal do IDT (www.idt.org.br).
