A cidade de Fortaleza recebe nesta terça-feira (17) e na quarta-feira (18), o primeiro Congresso da Escola de Saúde Pública de Fortaleza Dr. Juraci Vieira de Magalhães (Espfor), órgão criado neste ano de 2024 e vinculado à Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza (SMS). Na ocasião, o principal tema discutido será “O Desafio da Integralidade da Atenção à Saúde”, debatido em uma agenda de atividades compostas por conferências, mesas-redondas, cursos, rodas vivas e painéis. Também há apresentações de trabalhos científicos e experiências exitosas desenvolvidas no contexto das seis Regionais de Saúde de Fortaleza.
Esta terça, aliás, também marca o dia em que a Escola inicia suas atividades em sua nova sede, no bairro Praia de Iracema. “Hoje é um dia histórico para Fortaleza. A Escola de Saúde já funciona desde janeiro, mas faltava o espaço físico, uma sede própria. Essa escola vem trazendo uma ampla oferta de cursos de aprimoramento, capacitação e residência. Fortaleza conta com cerca de 20 mil profissionais de saúde e este é um grande marco de apoio para eles”, comemorou o titular da SMS, Galeno Taumaturgo. Até o momento, a Espfor estava funcionando provisoriamente na sede da SMS.
Os eventos reúnem pesquisadores, professores, residentes, gestores e profissionais da saúde, promovendo um espaço e uma oportunidade para a troca de experiências sobre as intervenções e vivências no Território da Saúde de Fortaleza e sua aplicação social. No momento, será oportunizada a ampliação do diálogo e a construção coletiva, tendo em vista o fortalecimento do modelo de atenção à saúde e o resgate dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Também é discutido, na ocasião, o papel das inovações tecnológicas na integração da Rede Municipal. Conforme a Espfor, a arte e a ciência terão espaço especial durante os dias do Congresso com a realização da II Mostra de Talentos SMS, que reunirá obras de artistas e talentos diversos de profissionais da Rede, docentes e acadêmicos das diversas áreas da saúde.
A cerimônia ocorre de forma simultânea à IV EXPO SAÚDE 2024 e ao II Encontro Locorregional do Programa Mais Médicos Saúde Mental da Atenção Primária à Saúde de Fortaleza, remetendo ao Setembro Amarelo, campanha de conscientização sobre a importância da prevenção ao suicídio e da promoção do cuidado com a saúde mental.
A ESPFOR
A Espfor nasceu em 5 de janeiro de 2024, como resultado de uma confluência de forças, inspiração e decisão dos gestores, por meio da sensibilidade à causa da Educação Permanente no Município de Fortaleza. O equipamento de educação e tecnologia em saúde municipal está voltado para o desenvolvimento de ações de extensão – prevenção, proteção e promoção da saúde dos fortalezenses – envolvendo todos os níveis de formação (elementar, técnico e superior) para a realização de processos educacionais, estágios, pesquisa, extensão, inovação em saúde, ofertando cursos de curta duração, atualizações, especializações, programas de Residências Médica e Multiprofissionais.
O equipamento onde funciona a Espfor a partir desta terça possui nove salas de aula, dois auditórios, oficina farmacêutica, biblioteca, três Centros de Simulação Realística do SAMU [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência], Centro de Ensino e Tecnologia em Saúde, estúdio de gravação, além de toda estrutura para as atividades administrativas e de apoio.
Dentre os primeiros cursos ofertados pela Espfor, estão a capacitação na APS – Unidade Amiga da Primeira Infância (nível médio e superior); Cuidado Integral aos Adolescentes na Atenção Primária com enfoque na Intersetorialidade; Libras para profissionais de saúde; Suporte Básico de Vida; Ciclo de Atualização sobre Arboviroses; Aprendizagem Ativa e Colaborativa no SUS; Comunicação Não Violenta e Mediação de Conflitos; e Sistemas de Informação em Saúde nas Salas de Situação na APS.
