Na manhã desta terça-feira (17), a partir das 7h30, o governador Elmano de Freitas (PT) entrega 25 viaturas à Polícia Civil (PCCE) e apresenta 52 policiais militares recém-promovidos para reforçar o contingente do 17° Batalhão da Polícia Militar (BPM), de atuação na região do Conjunto Ceará. A solenidade também contará com as presenças do secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Sá; do delegado-geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Márcio Gutiérrez, e do comandante-geral da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE), coronel Klênio Savyo.
A entrega das novas viaturas à PCCE e o reforço de policiais militares no patrulhamento de Fortaleza e cidades da RMF com altos índices de criminalidade são, para Roberto Sá, mais um passo nas ações de combate ao crime organizado no Estado.
Na última sexta-feira (13), o chefe do Executivo do Estado promoveu 1.099 novos soldados 30 tenentes da PMCE. Na ocasião, o titular da SSPDS, Roberto Sá ressaltou que os novos militares serão distribuídos com base nos dados colhidos e apresentados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp). As informações mostram onde existe maior incidência de crimes e sinaliza a necessidade de um maior efetivo.
Nos primeiros dias de setembro, o governador afirmou, em reunião de alinhamento de seu secretariado, que os índices de Segurança Pública estão positivos, apresentando menores números de violência, progressivamente, em cada mês, e em comparação ao ano passado. Em julho deste ano, o número de mortes violentas em Fortaleza foi o menor nos últimos 10 anos.
CRISE NA SEGURANÇA
O crescimento da criminalidade no Estado e o número de crimes com autorias desconhecidas virou motivo de críticas à atual gestão. Desde o início de 2023, quando Elmano de Freitas foi empossado como governador do Estado, pelo menos cinco chacinas e uma tentativa desse tipo de crime foram registradas no Ceará. Os casos acarretaram 20 mortes. Cada múltiplo homicídio correspondeu ao falecimento de quatro pessoas. A primeira registrada no dia 11 de fevereiro do ano passado, em Ibicuitinga, no Sertão Central. Na ocasião, quatro pessoas da mesma família foram assassinadas a tiros e uma criança foi baleada na cabeça.
Este ano, pelo menos três chacinas foram registradas ainda no primeiro semestre. Somente no dia 17 de fevereiro, duas foram perpetradas, sendo uma em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), e outra em Aracoiaba, no Maciço de Baturité. Na chacina de Caucaia, quatro mulheres foram assassinadas. Em Aracoiaba, as vítimas foram quatro homens. O outro caso ocorreu em Cascavel, também na RMF, no dia 3 de março, e também resultou nas mortes de quatro homens.
Outro caso grave ocorreu na dependências do Instituto Doutor José Frota (IJF) na manhã do dia 23 de abril, quando um funcionário do hospital foi morto a tiros e teve a a cabeça decapitada. No mesmo dia, durante entrevista coletiva, Samuel Elânio afirmou que o caso se tratou de um crime passional, não podendo o crime ser tratado como um caso de segurança pública.
A crise na segurança fez com que o governador Elmano de Freitas, no final de maio, trocasse o comando da SSPDS. O então secretário Samuel Elânio foi substituído por Roberto Sá, entretanto a tentativa de amenizar o problema foi o que resultou na troca de secretários.
SERVIÇO:
Entrega de viaturas à Polícia Civil e apresentação de policiais militares
Data: 17 de setembro (terça-feira)
Horário: 7h30
Local: 17º Batalhão da PM (Avenida Ministro Albuquerque Lima, 280, Conjunto Ceará)
