Menu

Sarto ressalta obras na periferia de Fortaleza e rebate críticas à Saúde: “Muitas fake news”

O prefeito de Fortaleza e candidato à reeleição, José Sarto (PDT), afirmou estar direcionando 92% do orçamento da Prefeitura de 2025 para a periferia da capital cearense. Segundo o chefe do Executivo, devido a uma “dívida histórica com a periferia”, sua gestão está “unindo a cidade”. No entanto, como afirmou o pedetista, esse passivo ainda existe e, por isso, o percentual do orçamento tem sido mais expressivo para as regiões menos abastadas da Capital. Conforme Sarto, do orçamento total, que pode chegar a R$ 16 bilhões, R$ 1,1 bilhão seria usado em investimentos de infraestrutura na periferia, valor que representaria um volume recorde.

“Se você quiser conhecer a periferia, vá ao Bom Jardim, vá no Jangurussu, no Aracapé, no Vila Velha, na Praia do Futuro, no Vicente Pinzon, nesses bairros, que você vai ver o impacto que [a Prefeitura] está tendo na transformação urbana da cidade. Isso está reduzindo as diferenças”, disse o prefeito.

Sarto participou de sabatina organizada pelo grupo OPINIÃO CE em parceria com o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB). A conversa completa fica disponível no canal do OPINIÃO CE no YouTube a partir deste domingo (15).

Conforme o pedetista, as obras acontecem em toda a periferia. No entanto, como externou, a “cidade ainda está dividida”. “Nós precisamos evoluir mais. Mas temos tirado, eu diria, muito atraso desse passivo histórico de desigualdade que a cidade tem. Estamos conseguindo fazer, de Fortaleza, uma Fortaleza só”, completou.

CRÍTICAS À SAÚDE

Criticada pelos seus adversários na corrida eleitoral, a Saúde da cidade foi outro tema abordado por Sarto durante a sabatina. Segundo ele, existe “muita mentira” sobre os índices e resultados do setor na capital cearense. “Eu tenho tido muitas rodas de conversa e as pessoas falam, ‘não, mas está faltando medicamento no posto [de saúde]’. Eu digo: ‘qual o medicamento?’. Aí, ela [pessoa] fica pensando e não sabe dizer. ‘Não, é porque me disseram’. Na verdade, tem muita fake news”, opinou. O gestor recomendou que a população baixe um aplicativo chamado “Mais Saúde Fortaleza”, onde é possível acompanhar o estoque de medicamentos nos postos.

Sobre as críticas feitas pelos demais candidatos, ele responde que a Saúde “não é um problema simplista” e reconheceu que existem, sim, situações que precisam de melhoria. “Tem fila de espera [nos postos]? Tem. Mas vamos lembrar que eu assumi [a Prefeitura] na pandemia. Eu tinha que providenciar leito, contratar gente, providenciar vacina, vacinar a população. Fizemos isso exemplarmente e fomos campeões brasileiros de vacinação”, lembrou.

“Você dizer que vai resolver o problema da Saúde num estalar de dedos, com fórmulas mirabolantes e ideias malucas, a população está sendo enganada. Não vai ser enganada porque não acredito que será”, acrescentou.