Menu

ICC assume serviço de radioterapia da Santa Casa de Fortaleza

O Instituto do Câncer do Ceará (ICC) e a Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza firmaram, na última segunda-feira (9), um termo de cooperação para ampliar a oferta de tratamento oncológico no Estado. Por meio do acordo, o ICC passa a assumir o serviço de radioterapia da Santa Casa, instituição filantrópica que está passando por um momento delicado, com dívida total de R$ 100 milhões e déficit mensal em torno de R$ 3 milhões.

O ICC é reconhecido pelo Ministério da Saúde (MS) como Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon), título concedido a instituições com compromisso em fornecer assistência especializada de alta complexidade para o tratamento de todos os tipos de câncer, e pelo pioneirismo na aplicação de técnicas avançadas em radioterapia. Atualmente, é a instituição com o maior parque de radioterapia no Ceará.

Leia mais | Governo do Ceará anuncia parceria para o envio de mais recursos à Santa Casa de Fortaleza

A assinatura do termo de cooperação foi realizada em uma cerimônia que reuniu líderes das duas instituições. Representando a Santa Casa, estiveram presentes o provedor Vladimir Spinelli Chagas; o ex-provedor, Luíz Marques; o diretor técnico, Dr. Gleydson Borges; a assessora jurídica, Geórgia Cysne; e a mordomo do Hospital São Vicente de Paulo, Magda Busgaib. Pelo ICC, participaram o presidente emérito, Dr. Lúcio Alcântara; o CEO, Caio Figueiredo Juaçaba; o diretor de estratégia, Pedro Meneleu, e o diretor administrativo, Alberto Fiuza.

PARCERIA HISTÓRICA 

Os laços institucionais entre o ICC e a Santa Casa tiveram início desde a instalação do primeiro ambulatório de oncologia do ICC nas dependências da Santa Casa, em 1945, com o professor Haroldo Juaçaba, que dá nome ao principal hospital do grupo ICC. Essa parceria histórica continua a beneficiar a população cearense, promovendo acolhimento e tratamentos cada vez mais inovadores e especializados.

Lúcio Alcântara, ex-governador do Ceará e presidente emérito do ICC, relembrou as raízes da parceria. “Iniciamos lá e, anos depois, mudamos para o (bairro) Rodolfo Teófilo. Parte da minha formação médica também foi na Santa Casa, o que nos impõe a responsabilidade de apoiar a instituição em tudo o que for necessário”, afirma o gestor.

Referência nacional em oncologia há 80 anos, por cuidar e acolher, de forma integral e humanizada, com um corpo clínico de excelência, da saúde e do bem-estar dos seus pacientes que são atingidos pelo câncer, o ICC, além de oferecer tratamentos de alta tecnologia em radioterapia, disponibiliza uma ampla gama de serviços, incluindo diagnóstico, tratamento, prevenção, coordenação e navegação de cuidados na oncologia, sempre pautado pela excelência e inovação.

A Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza também conta com uma longa história de contribuição significativa para a saúde da população do Ceará. A instituição foi o ponto de partida para a criação da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), e é atualmente um dos maiores hospitais do Estado. Sua atuação tem sido fundamental no atendimento a diversas necessidades médicas, especialmente para as camadas mais carentes da população.