O governador Elmano de Freitas participou, nesta quarta-feira (11), da abertura do Proenergia Summit 2024. O evento organizado pelo Sindienergia Ceará, discute e apresenta o potencial energético do estado para o Brasil e o mundo.
Realizado no Centro de Eventos do Ceará, a 6ª edição da cerimônia ocorre nos dias 11 e 12 de setembro. Além de abordar temas relacionados à transição energética, o evento também possui stands mostrando inovações ligadas ao tema, como também palestras sobre o assunto.
“É uma honra o Ceará, que tem se consolidado como polo estratégico do país nesta área, sediar esse evento. Graças ao enorme potencial do nosso estado, estamos na vanguarda das energias renováveis. Estamos focados em seguir atraindo investimentos para o setor mais estratégico da econômica cearense neste momento, as energias renováveis. Esse evento não poderia acontecer em um momento mais oportuno, no qual a transição energética é uma prioridade global. Aqui é o espaço um para evidenciar temas importantes nesta área. Quero reforçar o compromisso do Governo do Ceará com o desenvolvimento sustentável e a geração de emprego e renda”, destacou o governador Elmano de Freitas.
O secretário do Desenvolvimento Econômico, Salmito Filho, exaltou a importância do evento e elogiou o trabalho realizado pelo Governo do Ceará até o momento. “O governador Elmano tem construído a estratégia de desenvolvimento do Ceará com a continuidade. O Proenergia é um evento que apresenta toda as vantagens que o Ceará tem e ao mesmo tempo as oportunidades para o desenvolvimento do hidrogênio verde. Esse é um evento que reúne, executivos, técnicos do Ceará, Nordeste e Brasil e onde podemos apresentar o nosso estado e suas oportunidades”, comentou.
Ao todo, o Governo do Estado já conta com 40 memorandos de entendimento assinados com empresas nacionais e estrangeiras voltados para o hidrogênio verde, sendo que seis já evoluíram para pré-contratos firmados com o Complexo do Pecém. Até 2030, são esperados investimentos acima dos 17 bilhões de dólares, gerando mais de 80 mil empregos.
