Menu

Caixa Cultural realiza oficina que resgata tradição popular no Ceará

A Caixa Cultural Fortaleza recebe, desde julho deste ano, a exposição Hiper-realismo no Brasil, que convida a artista visual e arte-educadora Ivânia Maia para ministrar a oficina “Quer ver meu retrato”. A atividade, que acontece na próxima sexta-feira (13), busca resgatar uma antiga tradição popular do interior do Ceará. As inscrições para a oficina estão abertas no site do equipamento cultural.

A oficina é inspirada na prática de crianças, que utilizavam caixas de fósforo vazias como molde de tamanho para fazer desenhos de retratos exagerados de pessoas próximas. As imagens eram colocadas na “gaveta” da caixa de fósforo e a pessoa retratada era chamada a ver seu retrato. O evento visa oferecer uma experiência imersiva através da produção desses itens. 

“A Ivânia, que tem uma grande experiência em arte e educação, recria essa brincadeira popular, proporcionando aos participantes uma oportunidade de estimular a criatividade, o pensamento crítico e a apreciação da arte como um meio de expressão pessoal e coletiva”, explicou o curador da exposição, Icaro Ferraz Vidal. 

 

Serviço

Oficina “Quer ver meu retrato?”

Ministrante: Ivânia Maia

Data: 13 de setembro de 2024, das 10h às 13h

Local: Caixa Cultural Fortaleza

Inscrições: Abertas a partir de 9 de setembro no site da Caixa Cultural Fortaleza