Menu

Alece abre exposição sobre a história dos 200 anos das constituições brasileiras

Foto: Divulgação/ Alece

Em comemoração aos 200 anos da primeira Constituição Brasileira, o Memorial da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará Deputado Pontes Neto (Malce) abriu na última terça-feira (10). A exposição é de curta duração e foi nomeada de “Da Imposição à Cidadania – 1824 a 2024: Dois Séculos de Lutas e de Conquistas”.

A exposição será realizada no hall de entrada do prédio sede da Assembleia Legislativa, no anexo I, e traz 19 expositores, com ilustrações, fotografias e obras de arte que retratam a linha do tempo desde a aprovação da Cartas Magna, mostrando os principais avanços políticos e sociais decorrentes das constituições brasileiras ao longo de seus 200 anos. A Carta Magna de 1824, a qual foi outorgada por D. Pedro I, chegando até a de 1988, que entrou para a história com o epíteto de Constituição Cidadã.

A cerimônia conta com depoimentos de pessoas que colaboraram com a construção da Constituição de 1988, que também será exibido ao público.

O coordenador do Malce, Paulo Roberto Nunes, explica que a exposição foi pensada e elaborada de forma a apresentar as constituições brasileiras desde a primeira, de 1824, relacionadas com o contexto histórico de cada época e os impactos causados na sociedade brasileira.

“A partir daí, se sucede uma série de fatos que são importantes para esse contexto constitucional e para a própria história, como a Confederação do Equador, que surge como manifestação em resposta a Dom Pedro I por não concordar com a forma como ele vinha conduzindo o nosso País”, descreve.

Todas as sete constituições terão espaço na exposição. “A gente traz a Constituição do início do período republicano, as duas constituições do período de Vargas, depois a Constituição logo após Vargas, a Constituição durante o período do Regime Militar até a Constituição Cidadã”, detalha Paulo Robert Nunes.

SERVIÇO
Exposição “Da Imposição à Cidadania – 1824 a 2024: Dois Séculos de Lutas e de Conquistas”
Período: Até 23 de outubro de 2024
Horário: 8h às 17h
Local: Hall de entrada do prédio sede da Assembleia Legislativa (entrada pela rua Barbosa de Freitas)