Menu

Acopiara e Milhã são reconhecidas em situação de emergência hídrica pelo Governo Federal

Foto: Natinho Rodrigues/ Arquivo/ Opinião CE

Técnicos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) colocaram 20 cidades nordestinas em situação de emergência por seca e estiagem. As cidades cearenses de Acopiara e Milhã figuram na relação em condições de seca e estiagem, respectivamente. Das 20 relacionadas, Acopiara é a única em situação de seca.

Especialistas apontam que a situação de seca deve-se a longos períodos com chuvas abaixo do previsto, enquanto a estiagem é caracterizada pela ausência de precipitações por vários dias ou meses.

De acordo com informações da Coordenadoria da Defesa Civil de Milhã, o período de falta de chuva resulta em perdas na agricultura e na pecuária. A nota do órgão a situação provocou falta d’água nos açudes e até mesmo nas cisternas. Para amenizar os efeitos da estiagem, a gestão municipal intensificou os trabalhos de perfuração de poços, utilização de carros-pipa, além de realizar a limpeza em cacimbas nas pequenas propriedades.

Os 20 municípios que considerados em situação de emergência são Acopiara (seca) e Milhã (estiagem), no Ceará; Ouro Branco (estiagem) e Santana do Ipanema (estigem), de Alagoas; Ponto Novo (estigem), Pedro Alexandre(estigem) e Paratinga (estigem), na Bahia; Solânea (estiagem), São João do Cariri (estiagem), Bernardinho Batista (estiagem), Nazarezinho (estiagem), Itaporanga (estiagem) e Caetés (estiagem), na Paraíba; Betânia (estiagem), Pesqueira (estiagem), Triunfo (estiagem), Serra Talhada (estiagem), Paranatama (estiagem), Frei Miguelinho (estiagem), Flores (estiagem), Parnamirim (estiagem) e Carnaúba das Dantas (estiagem), em Pernambuco.