A diretoria do Conselho Regional de Enfermagem do Ceará (Coren-CE) usou as redes sociais da instituição para denunciar a situação do Hospital Nossa Senhora da Conceição, localizado no Conjunto Ceará. A unidade de saúde municipal estaria passando por um processo de “desmonte”. Nesta segunda-feira (9), a presidente da entidade, Natana Pacheco, e a diretora Sandra Valesca afirmam ter encontrado várias salas vazias no hospital.
De acordo com a diretoria do Coren-CE, a fiscalização foi realizada após uma denúncia feita à ouvidoria da entidade.
“Em nossa visita, foi possível observar que alguns locais do hospital, alguns setores, encontram-se com desmonte de equipamentos, sendo levados para outra unidade hospitalar que será inaugurada pela Prefeitura de Fortaleza”, denuncia Natana Pacheco.
A presidente do Coren-CE afirmou que essa situação é ruim e desgastante para os trabalhadores do equipamento municipal. Segundo ela, os profissionais de saúde não têm a segurança e a certeza de permanência no serviço. “Isso prejudica diretamente a assistência, onde, muitas vezes, pode trazer um risco e um dano para o paciente e para o profissional“, frisa Natana Pacheco.
A diretora Sandra Valesca acrescentou que, durante a fiscalização do Coren, alguns setores foram encontrados completamente “desmontados”. Disse a ainda que a situação está abatendo psicologicamente os profissionais.
“A gente entende a necessidade de que novos equipamentos de saúde sejam abertos para o atendimento da população, mas essa abertura não pode implicar no fechamento dos equipamentos que já existem. Afinal de contas, a nossa população é carente de atendimento ainda. Todos os profissionais de Enfermagem precisam se sentir seguros para executar bem as suas atividades”, destaca a diretora do Coren-CE.
O Opinião CE procurou a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS), mas não obteve respostas da pasta. Quando a SMS responder à reportagem, as informações aqui publicadas serão atualizadas.
