A Casa da Indústria foi palco, nesta quarta-feira (4), da cerimônia de formatura da primeira turma do programa Geração Tech, uma iniciativa que vem transformando a vida de jovens cearenses ao capacitá-los para o mercado de tecnologia. Cerca de 350 alunos concluíram o curso de Desenvolvimento Web Full Stack, contemplando participantes em Fortaleza e no interior do Estado, nas modalidades presencial e on-line.
O programa é fruto de uma parceria entre a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), e o Governo do Estado, por intermédio da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), e visa capacitar talentos para uma das áreas mais demandadas pelas empresas na atualidade e também no futuro.
Durante a cerimônia, o presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante, enalteceu o papel estratégico do programa para a formação dos profissionais que as empresas necessitam.
“O Geração Tech proporciona a capacitação de jovens para atender a uma necessidade que não é só da indústria, mas de todo o setor produtivo. O desenvolvimento na área tecnológica não tem volta. Fortaleza é a segunda cidade mais conectada do Planeta. Temos seis data center e estão chegando mais. O Ceará tem se destacado como um hub de tecnologia e o Geração Tech é fundamental para garantir que tenhamos profissionais qualificados para sustentar esse crescimento. Fico muito feliz de estar aqui nessa formatura e ver que o sucesso desses alunos é a prova de que estamos no caminho certo do futuro”, destacou Ricardo Cavalcante.
A superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes, frisou que a solenidade marca não apenas o fim de um curso, mas o início de algo muito maior, que é o protagonismo dos jovens no mundo da tecnologia. Acrescentou que a parceria da Adece para a realização do curso foi fundamental e ressaltou que o programa, além de qualificar profissionais para um mercado em constante crescimento, proporciona a muitos cearense a oportunidade de mudar a sua trajetória de vida.
O diretor de fomento da Adece, Luís Eduardo Barros, participou da solenidade representando o presidente do órgão, Danilo Serpa. Ao ler mensagem de Danilo, Luís Eduardo afirmou que a formatura da primeira turma do programa representa o sucesso do projeto e a realização de muitos sonhos.
“A Adece vem entrando em contato com as empresas beneficiadas pelo Fundo de Desenvolvimento Industrial [FDI], no intuito de informar que o Estado conta com aproximadamente 350 jovens já capacitados pelo Geração Tech prontos para o mercado de trabalho. Transformar a vida das pessoas, trazendo dignidade por meio da educação e oportunidade de trabalho, é uma das orientações do governador Elmano de Freitas. E o sucesso na primeira fase da Geração Tech é o nosso combustível para continuar seguindo em frente. Parabéns a todos e a todas. Sintam-se abraçados e muito obrigado!”, disse Luís Eduardo, ao ler a mensagem enviada pelo presidente da Adece, Danilo Serpa.
A cerimônia foi marcada por momentos de emoção, com discursos inspiradores e a presença de familiares e amigos dos formandos. Os alunos, que passaram por um intenso processo de aprendizado e desenvolvimento de habilidades técnicas, expressaram gratidão e esperança para o futuro.
“Quando eu me inscrevi no Geração Tech, eu não fazia ideia de quanto ele ia transformar a minha vida. Eu cresci em Mulungu, uma cidade pequena, onde as oportunidades sempre são poucas. Mas, esse projeto alcançou várias cidades por meio do on-line, o que foi maravilhoso. Para mim, foi muito mais que um curso. Foi uma descoberta de quem eu sou e de quem eu quero ser. Eu percebi que amo mais a tecnologia do que eu imaginava e que, sim, eu posso fazer a diferença por meio dela. Hoje, eu digo que com certeza quero ser programadora”, comentou a nova desenvolvedora Full Stack, Ysla Martins.
Outro aluno, Ítalo da Silva, ressaltou a importância do apoio que recebeu durante o curso.
“Foi uma jornada difícil, cheia de altos e baixos, onde muitas vezes a gente pensou que não ia dar certo, mas foi extremamente gratificante. Tive o suporte de excelentes professores e colegas, e agora estou pronto para aplicar todo o conhecimento adquirido. O Geração Tech abriu portas que eu nem imaginava que existiam”, recordou Ítalo da Silva.
Diego Araújo, deficiente auditivo, é outro aluno que concluiu o curso, comprovando o caráter inclusivo do programa. Ele teve o suporte de tradutores de Libras ao longo de toda a jornada. Na solenidade, elogiou a iniciativa do IEL em parceria com a Adece e disse estar muito feliz por se sentir parte da comunidade de tecnologia.
“Fiz amizades e sinto que agora pertenço a um grupo. Sei que essa capacitação irá abrir oportunidades no mercado de trabalho, independente da minha deficiência. Já comecei até a distribuir currículos”, pontuou.
O Geração tech já prepara o próximo ciclo, com o novo processo seletivo que está em andamento. Serão ofertadas 700 vagas e as aulas da próxima turma estão previstas para iniciar em outubro.
