O Conselho Deliberativo do Ceará reprovou o texto do anteprojeto do novo estatuto do clube. A votação ocorreu de forma fechada, na sede do clube, em Porangabuçu, na noite de quarta-feira (4). O anteprojeto recusado previa satisfazer o torcedor, aprovando uma das principais reinvindicações: possibilitar que o sócio torcedor possa votar nas eleições da diretoria executiva. A votação foi decidida por 75 votos contra 11, reprovando o anteprojeto.
Sem avanço, o atual estatuto do Ceará segue em vigor e será necessário reiniciar todo o processo para mudar o estatuto, desde a criação de uma comissão estatutária para reescrever o texto, impossibilitando a possibilidade do sócio torcedor poder votar ainda no ano de 2024.
O estatuto já havia sido reprovado em outra votação, realizada em 17 de junho deste ano, mas com diferença mais apertada. Em junho, foram 112 votos contra e 104 à favor, em um encontro tenso, com direito a protestos de torcedores contra a gestão e os associados que votaram contra o estatuto.
A votação pode interferir, inclusive, na eleição para presidente-executivo do Ceará. O atual presidente, João Paulo Silva, se mostrou favorável à iniciativa, o que pode não ter sido bem recebido pelos conselheiros do clube, dado a discrepância dos votos.
