Alunos, professores e diretores das 21 escolas que tiraram nota 10 no último ciclo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foram recebidos nesta quarta-feira (4) no Palácio do Planalto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e pelo ministro da Educação, Camilo Santana (PT). O indicador avalia o desempenho das escolas e redes de ensino no Brasil. Ele combina os resultados dos estudantes nas avaliações de Leitura e Matemática (Saeb) com as taxas de aprovação, garantindo que qualidade e fluxo escolar andem lado a lado.
“O Governo Federal tem preocupação desde a creche até a universidade, em todos os momentos da educação de nossos estudantes. Temos a tarefa de colocar em prática as ações das escolas com nota 10 no Ideb, para replicá-las em todas as outras. Nenhum país se desenvolveu sem investir na educação”, destacou o presidente Lula.
Todas as instituições com nota 10 no Ideb são da Região Nordeste, sendo que 15 estão no Ceará, cinco em Alagoas e uma em Pernambuco.
O Ceará segue sendo destaque na educação nacional. De acordo com dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), o Estado tem as 10 melhores escolas públicas do Brasil nos anos iniciais do ensino fundamental. A unidade com o melhor Ideb no Brasil em 2023, no recorte que avalia do 1º ao 5º ano, é a Escola Municipal Nossa Senhora da Paz, do município de Coreaú.
Quando houve a divulgação resultado foi divulgado, em agosto deste ano, o governador Elmano de Freitas (PT) comemorou o feito positivo do Ceará na educação.
“Nós temos muito orgulho do resultado do estado do Ceará nesse anúncio do Ideb [2023]. Quando consideramos os anos iniciais e escola pública, temos a melhor colocação, o primeiro lugar nos anos iniciais e primeiro lugar nos anos finais do ensino fundamental. Portanto, seguimos sempre avançando e sempre melhorando”.
A Escola Municipal Nossa Senhora da Paz, de Coreaú, teve 10 no Ideb, 4,3 pontos a mais que a meta estabelecida para a escola, de acordo com a base do Ideb 2021, também utilizado pelo MEC para 2023.
Também à época, o ministro da Educação e ex-governador do Ceará, Camilo Santana (PT), ressaltou o legado da política de Estado na educação.
“O Ceará, como sempre, se destacando. Quero parabenizar todos os professores, gestores escolares, secretária de Educação do Estado, secretários e secretárias municipais, prefeitos e prefeitas. O Ceará mostra para o Brasil a importância do regime de colaboração dos entes federados para o avanço da educação básica no nosso estado”, disse o ministro.
Lula lembrou que é necessário estimular a criança e o adolescente a ir à escola, como também valorizar as professoras e os professores.
“Para aprender, uma criança precisa de algumas coisas na vida dela. Eu sempre me pergunto se a escola está fazendo jus e estimulando nossas crianças a terem vontade de ir para a escola. Também nossos professores e professoras precisam estar bem, e é por isso que criamos um Piso Salarial“, ressaltou o presidente Lula.
