Menu

B-R-O-Bró: setembro abre período mais seco no Ceará com máximas de até 36ºC

O mês de setembro começa com características típicas desta época no Ceará, com temperaturas elevadas, baixa umidade e ventos mais fortes. O período é conhecido como B-R-O-Bró e se refere aos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro. Além do “B-R-O bró”, o El Niño também é um fator que contribui para as altas temperaturas no Ceará.

Conforme previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) elaborada até quarta-feira (4), as temperaturas máximas podem chegar a 36°C em alguns municípios do Cariri, da região Jaguaribana e do Sertão Central e Inhamuns. Já na na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e na própria Capital, as máximas deverão atingir os 33°C, enquanto as mínimas, em torno de 23°C.

Também não há previsão de chuvas para este início de mês, o que favorece a condição de sol.

Ainda conforme a Fundação Cearense, a umidade relativa mínima para os próximos dias, durante o período da tarde, deve variar entre 15% e 30%, especialmente em municípios do Centro-Sul do Estado. Em relação aos ventos, a direção predominante será de leste-sudeste, com rajadas mais intensas na faixa litorânea e regiões de serra, alcançando valores em torno de 50 km/h.

CUIDADOS

As condições de tempo seco precisam requerem cuidados, já que podem causar impacto à saúde. A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica os níveis de umidade relativa do ar nas seguintes proporções:

  • Estado de observação: 40% a 31%;
  • Estado de atenção: de 30% a 21%;
  • Estado de alerta: de 20% a 12%.

O órgão recomenda que, principalmente neste período, se evitem a exposição ao sol e a realização de atividades físicas quando a umidade relativa do ar estiver abaixo de 30%. Neste caso, o Ministério da Saúde indica, ainda, o aumento da hidratação, ingerindo mais água, suco natural e/ou água de coco.