Menu

Segunda fase do VaiVem deve beneficiar 47 mil cearenses em busca de emprego

Foto: Divulgação/Governo do Ceará

A segunda fase do Programa VaiVem disponibilizará passagens gratuitas, de ida e volta, para residentes de Fortaleza e Região Metropolitana que se deslocam no transporte intermunicipal em busca de emprego na região. O lançamento ocorreu nesta segunda-feira (2), no Centro de Fortaleza, com a presença do governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT). Conforme o Estado, a segunda fase da ação vai beneficiar cerca de 47 mil cearenses em busca de emprego.

A partir de setembro, o VaiVem vai disponibilizar 10 passagens por mês ao beneficiário que se cadastrar, sendo 5 de ida e 5 de volta. O prazo de permanência no programa é de seis meses, podendo ser prorrogado por mais seis meses. Os meios de transporte incluídos no programa são ônibus, metrô e vans.

Lançado em dezembro do ano passado, o programa é desenvolvido por meio da Arce. A primeira fase contemplou estudantes de Fortaleza e Região Metropolitana, de instituições públicas e privadas, regularmente matriculados em um município diferente do de moradia e possuam carteira de estudante válida para a macrorregião.

Nesta segunda fase, serão beneficiadas pessoas maiores de 18 anos, que estão desempregadas desde janeiro de 2023 e são contempladas pelo Programa Bolsa Família (serão atendidas até duas pessoas do núcleo familiar). Os trabalhadores também devem residir na Capital ou nas cidades da RMF, e estarem em busca de emprego em município diferente de onde residem.

AMPLIAÇÃO

Também estiveram presentes no evento desta segunda a vice-governadora Jade Romero (MDB); o secretário do Trabalho em exercício, Renan Ridley, o presidente do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), Raimundo Ângelo; o presidente da Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce), João Gabriel Rocha; o superintendente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE), Michel Matos; entre outras autoridades.

Na oportunidade, o governador disse que a ampliação favorece a inserção de mais cearenses no mercado de trabalho formal, que está aquecido no estado. “Essas pessoas vão poder fazer entrevistas nas empresas, orientadas pelo Sine/IDT, para que possam ir em um local com vaga e adequado ao currículo delas”, detalhou. “A pessoa desempregada tem a situação orçamentária muito restrita, por isso ela vai usar o cartão [VaiVem] de graça por seis meses. Após esse período, caso tenha conseguido emprego, o cartão é suspenso. Mas, se a pessoa não conseguir a vaga, vamos prorrogar”, completou o governador.

“O Estado do Ceará foi pioneiro em fazer a licitação do serviço de transporte. Atualmente, todos os operadores desse serviço na Região Metropolitana têm contrato firmado com o Estado, têm as obrigações, inclusive de ter os equipamentos adequados para fazer o registro eletrônico de passageiros, para termos o controle do fluxo, da demanda, da oferta de transporte”, explicou o presidente da Arce, João Gabriel Rocha.

Os municípios contemplados no VaiVem são Fortaleza, Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Paracuru, Paraipaba, São Luiz do Curu, Trairi, Maracanaú, Maranguape, Pacatuba, Guaiúba, Itaitinga, Horizonte, Pacajus, Chorozinho, Eusébio, Aquiraz, Pindoretama e Cascavel.

Um dos principais públicos atendidos é o das mulheres. A vice-governadora, Jade Romero, destacou o apoio do Estado para a autonomia financeira das mulheres. “O público que o VaiVem vai atender nessa fase é 58% de mulheres. O Estado também tem uma linha de crédito com mais de R$ 40 milhões somente para mulheres que querem empreender. Também estamos investindo na qualificação profissional das mulheres”, acrescentou.

CADASTRO

Para solicitar o benefício é necessário a seguinte documentação: identidade, CPF e documentação comprobatória de sua situação para solicitar o Cartão Eletrônico VaiVem a ser utilizado no Sistema de Bilhetagem Eletrônica. Com a documentação em mãos, o(a) trabalhador(a) pode ir a um dos 16 pontos de atendimento em Fortaleza e Região Metropolitana. O atendimento para as unidades do IDT pode ser agendado pelo site www.idt.org.br.

  • “A população pode procurar as unidades do IDT, mas também é muito importante que acesse o site do IDT, porque nele tem a lista das unidades, com endereço, com horário de atendimento”, reforçou o secretário do Trabalho em exercício, Renan Ridley.

Pontos de atendimento em Fortaleza:

  • Unidade do IDT Centro
  • 4 unidades do Vapt Vupt: Centro, Messejana; Antônio Bezerra e Rio Mar Kennedy
  • 2 Casas do Cidadão: Benfica e Iguatemi

Pontos de atendimento na região metropolitana:

  • 4 unidades do IDT na Região Metropolitana – Pecém; Eusébio; Horizonte; Maracanaú
  • 4 Postos conveniados entre IDT e Prefeituras: Itaitinga; Pacatuba; Maranguape; São Gonçalo do Amarante
  • Casa do Cidadão de Maracanaú

Etapas da solicitação:

  • Cadastro do trabalhador no IDT
  • Confecção e entrega dos cartões pelo Detran-CE
  • Monitoramento mensal da entrada do trabalhador no mercado de trabalho