Menu

Colisões contra postes afetam fornecimento de 132 mil clientes da Enel no Ceará

Equipe da Enel avalia dados de poste, danificado por colisão. Foto: Divulgação

A Enel registrou 162 colisões de veículos contra postes da rede elétrica nos primeiros seis meses de 2024, impactando diretamente o fornecimento de energia para cerca de 132 mil clientes no Estado. Fortaleza foi o município mais afetado, com 60 mil unidades consumidoras prejudicadas pelos acidentes de trânsito. Em comparação, no ano de 2023, a distribuidora contabilizou 327 colisões, que deixaram mais de 245 mil clientes sem energia em algum momento.

A empresa destaca que, embora utilize tecnologias de operação remota para minimizar o impacto no fornecimento de energia, os danos causados pelas colisões contra postes podem gerar longos períodos de interrupção até que a rede seja completamente reparada. Marcelo Gomes, responsável pela Manutenção da Enel Distribuição Ceará, explica que as ocorrências desse tipo geralmente se concentram nos fins de semana, de sexta a segunda-feira. “Um poste derrubado pode significar horas de trabalho das equipes de manutenção, que precisam não apenas substituir a estrutura, mas também reconstruir o trecho da rede elétrica danificada”, afirma Marcelo.

O processo de reparo pode ser ainda mais demorado em casos em que é necessária a liberação da perícia, aumentando o tempo de interrupção do serviço. Além disso, os custos de substituição das estruturas e dos cabos danificados são cobrados do responsável pelo acidente. “É importante lembrar que, além do risco à vida, os responsáveis pelos acidentes são também responsabilizados financeiramente pelos danos ao bem público”, reforça Marcelo.

FIAÇÃO

Paralelamente às colisões, a Enel Distribuição Ceará também enfrenta outro desafio: o furto de cabos da rede elétrica. De janeiro a junho de 2024, mais de 138 quilômetros de cabos foram subtraídos, um aumento de 23% em relação ao mesmo período do ano anterior. Os municípios mais afetados por esse tipo de crime estão situados nas regiões litorâneas, principalmente na Região Metropolitana de Fortaleza e no Litoral Leste.