Menu

Elmano fala em concurso para a PGE, 2ª etapa para a Seas e resultado do Agente Jovem Ambiental

Governador do Ceará, Elmano de Freitas. Foto: Reprodução/Redes Sociais

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), divulgou em live semanal realizada nesta quarta-feira (28) informações sobre concursos e processos seletivos realizados pelo Governo do Estado. Conforme o chefe do Executivo, seu projeto político prevê a realização de “muitos concursos”, já que acredita que o servidor público “deve ser concursado”. Na ocasião, ele anunciou um novo concurso para a Procuradoria-Geral do Estado do Ceará (PGE-CE), nova etapa de concurso da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) e resultado de programa da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema).

Para a PGE, o concurso vai contemplar 40 vagas para técnicos de representação judicial. Conforme Elmano, a Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece) já foi contratada para a realização do concurso e divulgação do edital. “Daqui a pouco nós teremos o edital para inscrições. Serão 40 vagas. Com certeza virá gente do Brasil inteiro”, afirmou o governador.

Em relação à segunda etapa do concurso da Seas, ela deve ser publicada nesta quinta-feira (29) no Diário Oficial do Estado (DOE). São 1.080 vagas para o certame, distribuídas entre cargos de níveis médio e superior de formação, em diversas áreas. O salário inicial é de R$ 2.654,90, além de benefícios previstos também no edital.

“Estamos fazendo muitos concursos. Esse é o nosso projeto político. Nós acreditamos que o servidor público deve ser concursado. Nós vamos fazer o passo a passo [para a realização dos concursos] na medida que as nossas condições permitem”, afirmou Elmano.

AGENTE JOVEM AMBIENTAL

Também foi anunciado por Elmano a publicação do resultado do processo seletivo do programa Agente Jovem Ambiental. Por meio da iniciativa, foram selecionados 75 jovens quilombolas, de povos de terreiros e de povos ciganos para trabalharem como agentes jovens ambientais. A lista com os selecionados será divulgada nesta quarta, no site da Sema.

Criado em 2021, o programa já selecionou mais de 10.000 jovens em situação de vulnerabilidade social, residentes nos 184 municípios cearenses, para atuação em projetos socioambientais. Uma vez selecionado, o jovem recebe R$ 200 em auxílio mensal, curso de formação, fardamento, seguro-acidente e certificados de participação. Os jovens que serão anunciados nesta quarta vieram de um edital específico para os povos contemplados. “Tivemos uma reunião com os povos, e a solicitação é de que tivesse, no programa, uma coisa específica para eles”, disse Elmano, na live.

O objetivo geral da ação, conforme o Governo, é “estimular a participação de jovens em projetos sustentáveis, através da inclusão social e ambiental, viabilizando o desenvolvimento de suas competências e habilidades, ampliando as oportunidades de geração de renda e o protagonismo juvenil, focando na melhoria da qualidade de vida e na preservação do meio ambiente”.