A Polícia Civil do Ceará (PCCE) deflagrou, nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (27), a Operação Usurpare. O objetivo dos trabalhos foi o cumprimento de 32 mandados de busca e apreensão contra um grupo criminoso responsável pela prática de lavagem de dinheiro e estelionatos. Na ação, foi realizado o sequestro de sete imóveis e 13 automóveis. As ações policiais foram desencadeadas em Fortaleza, Caucaia e Itapipoca, no Ceará, como também no estado de São Paulo. A operação contou com o apoio da Polícia Civil de São Paulo (PCSP).
De acordo com as investigações conduzidas pela Delegacia de Combate à Lavagem de Dinheiro (DCLD), do Departamento de Recuperação de Ativos (DRA) da PCCE, o esquema criminoso consistia na obtenção de dados de pessoas aleatórias em todo o País, do qual utilizava a identidade das vítimas para abertura de contas bancárias e na obtenção de cartões e empréstimos junto a instituições financeiras. Com o valor, o grupo criminoso adquiria imóveis e automóveis em nome de terceiros, configurando a prática de lavagem de capitais.
Ainda conforme a PCCE, o grupo fez vítimas em todo o País e teve um movimento de cerca de R$ 7 milhões. Diante disso, a PCCE representou pelos mandados de busca que foram acatados pelo Poder Judiciário. Com as ordens judiciais em mãos, equipes da PCCE, com apoio da Polícia Civil de São Paulo, saíram em campo e lograram êxito no bloqueio patrimonial do grupo criminoso, bem como no sequestro de sete imóveis e 13 automóveis. A PCCE segue apurando o caso.
