Conforme o levantamento realizado pelo Kayak sobre os destinos domésticos mais procurados do País, o Ceará aparece na quarta posição, ficando atrás apenas de Recife, que ocupa o terceiro lugar, e o eixo São Paulo-Rio, que lideram a primeira e segunda colocação, respectivamente. Os dados são referentes aos voos de ida e volta em classe econômica, no período de 1º de janeiro a 18 de agosto de 2024.
A plataforma, que atua como buscador, pesquisando e comparando preços de voos, hotéis e outros serviços em diversas fontes, também mostrou uma queda de preço das passagens aéreas de ida e volta para o Ceará, que teve a redução de 4%, em relação ao mesmo período de 2023. As comparações foram feitas com base em buscas similares do ano anterior.
VIAGENS INTERNACIONAIS
O Ceará ainda se destaca na movimentação de turistas internacionais, como mostra os dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O Estado ocupa o primeiro lugar entre os destinos da região Nordeste que mais recebeu estrangeiros. Em julho, passaram pelo Aeroporto Internacional de Fortaleza 38.886 passageiros internacionais. Com o resultado, o Ceará se estabeleceu na sétima colocação entre os principais destinos do Brasil, superando pelo quarto mês seguido a movimentação dos turistas em Salvador (36.736), que está na oitava posição, e em Recife (33.015), na nona.
“O fato de sermos o primeiro estado do Nordeste que mais movimenta turistas internacionais demonstra a relevância do nosso potencial turístico. Esse resultado é fruto de um trabalho contínuo, que envolve, sobretudo, promoção do nosso destino e equipamentos que visam oferecer uma experiência única aos visitantes de todo o mundo”, afirmou a secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque.
A liderança da capital cearense na região nordeste iniciou em abril, quando foram movimentados 30.223 mil passageiros internacionais. No mês de maio, Fortaleza recebeu 32.409 passageiros. Em junho foi o terceiro mês seguido de liderança do Ceará na atração de turistas de outros países. A titular do turismo ainda destaca que esse fluxo de turistas internacionais beneficia a economia local, incluindo a geração de empregos e renda. “Cada turista que chega ao Ceará impulsiona não apenas o setor de turismo, mas toda a cadeia produtiva associada. Isso reforça a importância de continuarmos investindo com assertividade para seguirmos avançando”, disse.
