Menu

Bece inaugura Cordelteca com feira de cordéis, roda de conversa e show gratuito

A Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) inaugura, nesta quarta-feira (28), a Cordelteca Arievaldo Viana, espaço dedicado ao cordel cearense. Em celebração à cultura popular, o evento será marcado por uma programação especial, contando com feira de cordéis, uma roda de conversa em homenagem a Gilmar de Carvalho e um show de viola, cordel e repente com o músico Guilherme Nobre. Na ocasião, o Coral da Bece, sob a regência de Aparecida Silvino, também se apresentará. 

A Cordelteca Arievaldo Viana está localizada no setor Coleção Ceará, com mais de 1.600 exemplares, sendo 1.192 títulos. O espaço celebra a vida e obra do cordelista cearense Arievaldo Viana, autor de cerca de 30 livros e mais de 150 folhetos de cordel, além de idealizador do projeto “Acorda Cordel na Sala de Aula”. A Bece ainda realiza uma feira de venda de cordéis, xilogravuras e livros relacionados à temática da cultura popular, no espaço multiuso. A programação conta, também, com o encerramento e a entrega de certificados aos participantes do curso “Xilogravura em Ecobags: Arte e Sustentabilidade”. 

HOMENAGEM

Em comemoração aos 75 anos do jornalista, escritor e professor Gilmar de Carvalho, a Bece realizará uma homenagem, com a roda de conversa “Raízes e Vozes: A influência de Gilmar de Carvalho na Cultura Popular”. O debate terá a presença de amigos e especialistas da obra de Gilmar, como o mestre João Pedro de Juazeiro, Tadeu Feitosa, Klévisson Viana, Martine Suzanne Kunz e Dododa Guimarães. A mediação será feita por Ana Karine Garcia. Referência nacional na área de culturas populares e tradições, Gilmar faleceu em 17 de abril de 2021, devido à Covid-19, deixando um legado de mais de 50 livros publicados. 

O encerramento da programação será com show de viola, cordel e repente do músico Guilherme Nobre. A apresentação musical é uma parceria com o Sesc Fortaleza. 

Serviço

Inauguração da Cordelteca Arievaldo Viana

  • Dia 28 de agosto, das 15h às 20h
  • Entrada: Gratuita
  • Classificação Indicativa: Livre
  • Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Av. Presidente Castelo Branco, 255, Moura Brasil)