Menu

Camilo diz que pretende tirar férias do MEC para se dedicar à campanha de Evandro

Foto: Reprodução/Redes Sociais

O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), revelou, neste sábado (25), que pretende se afastar temporariamente de suas funções no Governo Federal para se dedicar à campanha do candidato do PT, Evandro Leitão, à Prefeitura de Fortaleza. A informação foi dada durante a inauguração do comitê de campanha do petista. “Vou me envolver de corpo e alma na campanha em Fortaleza. Aliás, eu vou até tirar férias para entrar na campanha aqui em Fortaleza, porque eu quero bem a Fortaleza e Fortaleza precisa mudar os seus rumos”, disse.

Na oportunidade, o ministro também anunciou que o presidente Lula (PT) fará uma nova visita a Fortaleza ainda no primeiro turno. “O Lula mandou um abraço pra você [Evandro] e disse que ainda vem aqui no 1º turno na sua campanha”, completou. Lula visitou o Ceará quatro vezes neste ano. Na última visita, ainda em agosto, participou da convenção partidária que oficializou Evandro como candidato do PT na capital cearense.

A inauguração do comitê de Evandro, neste sábado, contou com a presença de figuras políticas de peso, incluindo o governador Elmano de Freitas (PT), a vice-governadora Jade Romero (MDB), além de diversos deputados. Localizado na Avenida Washington Soares, 2398, no Bairro Luciano Cavalcante, o comitê central é o principal ponto de encontro dos apoiadores, com programação de eventos, reuniões, espaço para adesivagem de carros, e distribuição de material da campanha.

CRÍTICAS

Durante discurso para os apoiadores, Evandro Leitão criticou a gestão do atual prefeito, José Sarto (PDT), que tenta à reeleição. “Enganou, abandonou e negligenciou a cidade”, disse. Evandro também criticou o candidato de extrema-direita, André Fernandes (PL). “Infelizmente, o desequilíbrio predomina. Infelizmente, os comportamentos não são aqueles que o fortalezense deseja”, disse. André aparece à frente de Evandro nas últimas pesquisas de intenção de voto.

Já neste domingo (25), durante agenda, pela manhã, defendeu uma melhor discussão sobre os problemas de Fortaleza. “A pesquisa, normalmente, mostra uma leitura do momento. Eu, particularmente, acho que temos um grande potencial de crescimento. Mais de 60% do eleitorado ainda não nos conhece e vamos ter uma condição muito boa a partir do dia 30, quando começam as propagandas de rádio e TV”, analisou Evandro, em entrevista ao colunista do OPINIÃO CE, Roberto Moreira.

“Estou muito esperançoso. Vamos fazer uma campanha propositiva, diferente do que estão fazendo. O que a população quer são as propostas de cada candidato”.

Presidente da Alece, a prioridade de Evandro é divulgar seu plano de governo. “Temos sonhos. A população de Fortaleza quer um serviço público melhor e terá, se me oferecer a oportunidade de ser prefeito de Fortaleza”, declarou.

BUSCA E APREENSÃO

Também no sábado, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) realizou uma operação de busca e apreensão no comitê central de Evandro Leitão (PT) após denúncias de suposta distribuição de camisas contendo propaganda eleitoral, o que violaria as normas vigentes. A acusação foi apresentada pelo candidato Capitão Wagner (União Brasil), adversário de Evandro Leitão na disputa pela Prefeitura.

Apesar da suspeita, a fiscalização do TRE-CE não encontrou nenhum dos itens alegados no comitê, e não houve constatação de irregularidades. O TRE informou que “não foi identificada nenhuma conduta ilícita de campanha durante a ação de averiguação no comitê do candidato Evandro Leitão”.