O circuito Itaú BBA IRONMAN 70.3 ocorre em Fortaleza, neste domingo (25), reunindo 1.200 triatletas amadores de diversos países para os 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21,1 km de corrida, com largada e chegada na Nova Beira-Mar. Com novos percursos, a prova passa por diversos pontos turísticos da capital cearense. O evento classifica 65 esportistas para a edição mundial do campeonato, que será realizado em Marbella, na Espanha, nos dias 8 e 9 de novembro de 2025. A equipe de organização, além dos competidores e seus familiares, chegou em Fortaleza na última quinta-feira (22) para a abertura do IRONMAN Village e para a entrega de kits aos inscritos.
Os atletas são de países estrangeiros, com destaque para Argentina e o Uruguai. O circuito ainda conta com esportistas da Colômbia, Grã-Bretanha, Países Baixos, Portugal, Paraguai, Estados Unidos e Brasil. Na ocasião, estarão presentes para disputar o primeiro lugar, os experientes José Belarmino, maior vencedor da etapa com quatro conquistas, e Santiago Ascenço, que venceu a última etapa, no Rio de Janeiro. Também deverão realizar o circuito o terceiro no Itaú BBA IRONMAN 70.3 Rio de Janeiro deste ano, Frank Silvestrin e a triatleta fluminense Luisa Pais da Costa, vice-campeã no Rio de Janeiro.
Com volta única, a prova de natação terá 1,9 km, sendo realizada na Praia de Iracema, entre os espigões da João Cordeiro e Rui Barbosa. Já o trajeto de ciclismo, que ganhou um novo percurso na edição deste ano, passando por vários espaços da cidade, como o Passeio Público, Catedral de Fortaleza, Santa Casa, Mercado Central, Forte Nossa Senhora da Assunção e Praça da Estação, totalizando 90 km. Finalizando o circuito, os competidores deverão encarar uma corrida de 21,1 km pela Nova Beira-Mar, que terão que lidar com o calor e a umidade elevada.
AÇÃO SOCIAL
Entre os dias 22 e 25 de agosto, o IROMAN Village, montado na Av. Beira-Mar, recebeu doações de material esportivo que serão repassados aos projetos Atleta Cidadão e Atleta Cidadão Lutas, ambos parcerias da Federação de Triathlon do Estado do Ceará (FETRIECE) com a Prefeitura de Fortaleza, além do Projeto Escolinha de Triathlon – Formando Campeões, capitaneado pela Federação local e pelo ex-atleta olímpico Juraci Moreira. Foram arrecadados materiais capacetes, roupas esportivas, calçados e equipamentos de natação e corrida
