A Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE) inaugurou, nesta sexta-feira (23), a nova sede da entidade. Localizada próxima à Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Ceará (OAB-CE), foi promovida também a modernização dos equipamentos disponibilizados na unidade. Com três pavimentos e uma área total de 1.059 m², divididos em 27 compartimentos, a entidade afirma que a nova sede trará “mais conforto e eficiência” aos serviços prestados à categoria. O novo equipamento chega para substituir a atual sede da CAACE, localizada no bairro José Bonifácio.
“É um dia de júbilo para todos nós, advogados. Estamos diante de um feito que demorou 81 anos para acontecer. É uma celebração que nos comove”, ressaltou, em entrevista ao OPINIÃO CE, o presidente da entidade, Waldir Xavier. “Essa proximidade [com a OAB Ceará] promove o intercâmbio entre as duas instituições, que são partes de um mesmo todo. Hoje é a coroação desse estreitamento”, frisou.
No local, também funcionarão serviços de saúde, certificado digital, além de demais atividades administrativas. “Aqui nós temos serviços de odontologia, fisioterapia, nutrição, pilates, de transfer de um fórum para o outro, um verdadeiro tour entre os tribunais”, destacou Waldir Xavier. “Temos hoje um equipamento moderníssimo disponível aos advogados”.
Presente em 17 subseções também no Interior do Estado, o objetivo, conforme o presidente, é “ampliar ainda mais os serviços e o atendimento para a advocacia cearense”. Outro serviço recebido são as salas da CAACE nos Fóruns e, principalmente, o Coworking CAACE, que atua como um verdadeiro escritório para advogados que não detêm estrutura física para trabalhar. O local se torna ainda mais importante após o contexto de pandemia de covid-19. No Coworking, o advogado pode exercer o seu trabalho com toda estrutura possível. Para tal, haverá um agendamento para organizar a demanda.
Representando o governador Elmano de Freitas, mestra em Direito e secretária de Justiça e Cidadania, Socorro França, frisou que a inauguração marca “o acolhimento e o amor que os advogados merecem e precisam”. “O desenvolvimento humano das pessoas é muito importante. O que está acontecendo aqui hoje é o acolhimento que nós, advogados, porque eu estou secretária, mas sou advogada, merecemos e precisamos”, ressaltou, destacando, ainda, que Elmano também é advogado e destaca a importância do momento para a categoria.
Durante a cerimônia, foram feitas homenagens a autoridades do direito cearense, como ao presidente da OAB-CE, José Erinardo Dantas Filhos, e o procurador-geral do município de Fortaleza, Fernando Oliveira, que, apesar da menção, não esteve no evento. Com informações de Felipe Barreto.
