O Governo do Ceará divulgou nesta quinta-feira (22) dados referentes à Operação Shamar, iniciada neste mês de agosto e que investiga suspeitos de crimes no contexto da violência doméstica e familiar contra a mulher. Conforme o Executivo estadual, em apenas 20 dias de ofensivas, um total de 229 indivíduos foram capturados. No Estado, a operação é coordenada pela Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS).
De acordo com o Governo, somente por autos de prisão em flagrante – as capturas realizadas no momento em que o crime está sendo cometido ou logo após a sua ocorrência -, foram 130 pessoas capturadas por equipes das Forças de Segurança empregadas na operação, além de 99 cumprimentos de mandados de prisão contra suspeitos que estavam sendo investigados por crimes de violência doméstica. As capturas ocorreram em 75 cidades do Ceará.
No último sábado (17), a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) e a Copol realizaram as capturas de dois homens que estavam com mandados de prisão em aberto por crimes de violência doméstica. As prisões ocorreram nas cidades de Quixadá e Banabuiú, no Sertão Central do Estado. Um dos homens, de 55 anos, já possuía antecedentes por crimes de violência doméstica, ameaça, injúria e crime de trânsito. Ele foi capturado em uma residência particular. O outro capturado tem 38 anos. Ambos os suspeitos estavam com ordens judiciais de prisão em aberto por crimes de violência doméstica.
De acordo com o Governo, além dos trabalhos de repressão no âmbito da operação, também foram realizadas palestras, reuniões, grupos temáticos e outras ações que visam a orientação e ações educativas para a população. Os momentos foram ministrados por equipes da PC-CE e da Polícia Militar do Estado do Ceará.
DENÚNCIAS
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/.
