A Central Única das Favelas (Cufa), a Frente Parlamentar das Favelas e a Frente Nacional Antirracista se reúnem, neste sábado (24), para a etapa estadual da Conferência Internacional das Favelas, que busca determinar as propostas e conteúdos para serem apresentados na próxima Cúpula do G20, no Rio de Janeiro. O evento acontece no Parque Dom Aloísio Lorscheider, no bairro Itaperi, em Fortaleza, contando com a presença de representantes de mais de 20 favelas da Capital e de Sobral, Barbalha, Juazeiro do Norte, Santana do Acaraú, Nova Russas, Crateús, Caucaia, Maracanaú, Quixadá, Aquiraz e Santa Quitéria.
A união entre as instituições visa reforçar o compromisso de enfrentar desafios estruturais e propor soluções a partir da perspectiva da favela. A mobilização iniciou no âmbito nacional, com conferências em mais de 3 mil periferias. Nesta nova etapa estadual, os moradores das comunidades possuem uma participação direta na construção de uma agenda social e econômica para o País, promovendo a amplificação das vozes da favela.
Além da reunião das ideias, a Cufa e seus parceiros ainda anunciam, no mesmo dia, a iniciativa “Favela 30”, que busca contribuir com a agenda climática de 2025, não apenas no Brasil, mas também nos 41 países onde a Central possui escritório. O projeto visa destacar o papel das periferias no enfrentamento das mudanças climáticas e na construção de um futuro sustentável.
Serviço:
Etapa Estadual da Conferência Internacional das Favelas
- Data: 24 de agosto (sábado)
- Hora: 8h
- Local: Parque Dom Aloísio Lorscheider (Av. Bernardo Manoel, Itaperi, Fortaleza)
