Teve início, nesta quarta-feira (21), o funcionamento da nova unidade de atendimento do Centro de Referência do Empreendedor no bairro Cais do Porto (Regional 2). O novo CRE é gerido pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e que ofertará serviços para o trabalhador e para o pequeno empreendedor. A iniciativa faz Projeto Meu Bairro Empreendedor, da Prefeitura de Fortaleza. O objetivo é estimular a organização de pequenos produtores e empreendedores, desburocratizando a formalização, realizando capacitações técnicas e gerenciais, consultorias, além de facilitar o acesso a crédito orientado, como o Programa Nossas Guerreiras.
O prédio do Centro de Referência do Empreendedor está localizado na avenida Zezé Diogo e conta com toda estrutura para oferecer atendimento e capacitação aos empreendedores locais. O novo equipamento conta com recepção, sala de administração, coworking, banheiros acessíveis e copa, totalizando cerca de 82 metros quadrados de área. As obras, executadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), contaram com investimento de R$ 368 mil.
“Queremos estar mais perto dos empreendedores, capacitar e orientar. A Prefeitura já faz um trabalho muito forte quando o assunto é capacitação, afinal Fortaleza é a cidade que mais capacita no Brasil, com programas como Fortaleza Capacita e Fortaleza + Futuro”, enfatiza o secretário do Desenvolvimento Econômico de Fortaleza, Rodrigo Nogueira. “Estamos colocando para funcionar o terceiro equipamento na atual gestão, com CREs instalados nos bairros Messejana e Vila Velha, além do CRE Bom Jardim, entregue em 2019”, pontua.
A iniciativa leva em conta as características de um bairro com perfil empreendedor. “A ideia é estimular a economia dentro do bairro. O novo CRE é um ponto de encontro para o empreendedor e para o potencial empreendedor. No local serão ofertadas capacitações em parceria com muitas instituições, a exemplo do Sebrae Ceará. Vamos facilitar a vida de quem quer se formalizar”, explica Nogueira.
PROJETO
O Projeto Meu Bairro Empreendedor objetiva fomentar ações para o desenvolvimento econômico local, integrado e sustentável em bairros de Fortaleza, por meio da implantação da Rua do Comércio e da criação de Centros de Referência do Empreendedor. O projeto, que reúne ações de empreendedorismo, urbanismo e mobilidade, já contemplou bairros como Bom Jardim, Serviluz, Vicente Pinzon, Vila Velha, José Walter, Pirambu, Parque Santana (Mondubim), Planalto Ayrton Senna, Messejana e Aldeota. Atualmente, a Prefeitura executa as obras do projeto no Jangurussu e no Jóquei Clube.
