O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), entregou, nesta terça-feira (20), 2.259 notebooks para professores efetivos e temporários da rede pública estadual. Contando com a presença do governador Elmano de Freitas (PT) e da secretária de Educação, Eliana Estrela, a solenidade de entrega dos equipamentos ocorreu no Palácio da Abolição. Na ocasião, o chefe do Executivo ainda informou que o Estado está no processo de adquirir tablets para mais de 200 mil estudantes do 1º e 2º ano do ensino médio, investindo cerca de R$ 180 milhões.
“Estamos cumprindo nosso dever de ir avançando passo a passo, ter as melhores condições para que a educação do Ceará continue avançando cada vez mais. Temos um caminho longo pela frente, sabemos disso, mas continuaremos, porque a educação que queremos está em um patamar acima do que temos hoje. Queremos resultados ainda melhores”, pontuou o governador.
A iniciativa busca oferecer melhores condições de trabalho na área da educação, fornecendo equipamentos que possam auxiliar os profissionais no planejamento, na organização e no desenvolvimento de suas atividades em sala de aula. Os notebook estão entre as 29.800 máquinas adquiridas pela Seduc, por meio do Programa Ceará Educa Mais Conectividade, no valor de R$ 50,27 milhões. Os demais notebooks já foram entregues em anos anteriores.
Conforme a titular da Educação, Eliana Estrela, a entrega dos equipamentos integra o processo de valorização dos profissionais da educação da rede pública estadual. “A entrega desses notebooks é para valorizar mais ainda o trabalho de professores e professoras. Essa é uma ferramenta importante, mais um instrumento para o planejamento, mas também para a formação do próprio professor, que pode participar de cursos online. Além disso, é um equipamento que pode dar conectividade onde ele estiver, porque muitos professores estão fazendo mestrado e doutorado”, destacou a secretária da educação.
Além dos equipamentos entregues, os professores também receberam, nos últimos meses, a remuneração atualizada, aumentos remuneratórios diferenciados, pagamentos do abono dos professores beneficiários do rateio dos precatórios do Fundef, convocações dos concursados, entre outras conquistas.
