As Eleições Municipais de 2024 se aproximam. A menos de dois meses para o pleito, os partidos já possuem seus candidatos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No Ceará, um total de 478 candidatos disputam o comando das prefeituras das 184 cidades cearenses. Os postulantes, obrigatoriamente filiados a um partido, devem ser quadros de uma das 29 siglas registradas pela Justiça Eleitoral no Brasil.
O OPINIÃO CE fez um levantamento, com base nos dados do TSE, para averiguar qual desses partidos possui o maior número de candidatos. Conforme o que está registrado na Justiça Eleitoral, o PT é a legenda com o maior número de nomes na corrida eleitoral pelo Executivo das cidades. Com 96 candidatos, a agremiação, liderada no Estado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, o governador Elmano de Freitas e o deputado federal José Guimarães, disputa em 52% dos municípios. Confira a lista completa no fim da matéria.
A legenda, no entanto, não está muito distante da segunda na lista. O PSB, que se fortaleceu no último mês de fevereiro com a filiação do senador e ex-governador do Ceará, Cid Gomes, da também ex-governadora do Ceará, Izolda Cela, e de cerca de 40 prefeitos, possuirá um total de 91 candidatos para o pleito deste ano. Aliado em âmbito estadual com o PT, as duas agremiações serão opositoras em cidades Senador Pompeu, Quixeramobim e Camocim.
Da segunda para a terceira posição, a diferença é de mais de 40 nomes. O PSD, presidido no Ceará pelo ex-vice-governador Domingos Filho, tem um total de 50 candidatos. Já o MDB, de presidência do deputado federal Eunício Oliveira, e que possui como filiada a vice-governadora Jade Romero, disputará as eleições deste ano com 39 candidatos. Na sequência, aparecem os partidos Republicanos, com 32, e o PP, com 26.
Primeira legenda fora do arco de alianças do Governo do Estado na lista, o PDT tem um total de 24 candidaturas no Estado. O partido presidido pelo ex-senador Flávio Torres, que conta com lideranças como o ex-ministro Ciro Gomes e o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, foi a sigla com o maior número de prefeitos eleitos em 2020, com 67. Na ocasião, o PT elegeu 21, enquanto o PSB teve apenas oito.
Na sequência, aparecem dois partidos de direita: o União Brasil, presidido no Estado pelo ex-deputado federal e candidato à Prefeitura de Fortaleza, Capitão Wagner, terá um total de 21 candidatos; já o PL, com a presidência no Ceará do deputado estadual Carmelo Neto, terpa 16 postulantes. Outra sigla com o mesmo número de candidatos é o PSDB.
O PRD é o próximo partido da lista, com 10 candidatos, seguido na cola por Novo, Podemos e Psol, com nove postulantes cada. Na sequência, o PMN tem sete nomes na corrida eleitoral, e o DC e Solidariedade terão quatro. O Agir 36 tem três postulantes, e o PCdoB, PMB e Rede com dois. Seis partidos terão apenas um candidato: Avante, Cidadania, PCB, PCO, PSTU e UP.
- PT: 96;
- PSB: 91;
- PSD: 50;
- MDB: 39;
- Republicanos: 32;
- PP: 26;
- PDT: 24;
- União Brasil: 21;
- PL: 16;
- PSDB: 16;
- PRD: 10;
- Novo: 9;
- Podemos: 9;
- Psol: 9;
- PMN: 7;
- DC: 4;
- Solidariedade: 4;
- Agir 36: 3;
- PCdoB: 2;
- PMB: 2;
- Rede: 2;
- Avante: 1;
- Cidadania: 1;
- PCB: 1;
- PCO: 1;
- PSTU: 1;
- UP: 1;
*O PRTB e o PV são os únicos partidos que não têm candidatos para as eleições deste ano no Ceará.
