Menu

Elmano destaca compromisso com a transição justa do trabalho durante reunião do G20

Reprodução/ Governo do Estado

 O Fórum de Lideranças de Transição Justa e a Reunião de Ministro de Estado e Emprego do G20 iniciou as discussões sobre geração de empregos de qualidade e garantia da inclusão social nesta quinta-feira (25), no Centro de Eventos, e segue até esta sexta-feira (26). Na cerimônia de abertura, estiveram presentes o governador Elmano de Freitas (PT), o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e os secretários do Trabalho do Ceará, Vladyson Viana, e de Relações Internacionais, Roseane Medeiros.

Diante dos desafios impostos pela transição energética e pela descarbonização no planeta, o governador iniciou a reunião destacando a responsabilidade do grupo de ministros das 20 maiores economias globais, que, conforme o chefe do Executivo, devem discutir caminhos inclusivos para o futuro do trabalho. “A nossa expectativa é que isso possa ser realizado de maneira justa, para que os trabalhadores e trabalhadoras possam, efetivamente, não serem prejudicados nesse processo de transição”, disse o governador.

O protagonismo do Ceará na produção de energia limpa também foi destacado por Elmano, que reforçou o compromisso do Estado com um desenvolvimento sustentável e responsável. 

“Vocês estão em uma região do Brasil que se propõe a se transformar em um Hub de Hidrogênio Verde. Nós devemos, daqui a pouco, ter produção em larga escala de hidrogênio verde no estado do Ceará. Temos um desafio muito grande diante da necessidade da geração de emprego de qualidade, de renda e de oportunidade para o nosso povo”, afirmou Elmano. 

O ministro Luiz Marinho também reforçoua o discurso de que a transição para uma economia verde deverá ser inclusiva, garantindo a inclusão social através da criação de empregos dignos, socialmente justos, economicamente viáveis e ambientalmente corretos. Ele ainda alegou ser necessário desenvolver economias menos dependentes dos combustíveis fósseis. “Nossa reunião aqui, hoje, simboliza o compromisso das maiores economias do mundo com o futuro do trabalho mais justo e sustentável. Lembremos sempre que a verdadeira medida do progresso está no bem-estar das pessoas. O trabalho decente é a base de uma sociedade próspera e justa”, declarou o ministro.

GT DE EMPREGOS

O encontro do G20 no Ceará conta com representantes das principais economias do mundo. Representantes dos trabalhadores, empresários, poder público e organismos multilaterais como a Organização Internacional do Trabalho (OIT), Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), Organização das Nações Unidas para a Educação e a Ciência e a Cultura (Unesco) se reúnem para formular diretrizes que visem mitigar problemas no mundo do trabalho. O debate é feito no Grupo de Trabalho (GT) de Emprego.