Visando aprimorar a administração pública municipal, a Universidade Estadual do Ceará (Uece), em parceria com a Prefeitura de Canindé, lançou a Escola de Gestão Inteligente de Cidades, que oferecerá um curso de aperfeiçoamento para doze servidores e funcionários do Município. O curso terá como foco um modelo teórico de gestão inteligente, sustentável e democrática de cidades, promovendo uma interação direta e contínua entre os gestores e os cidadãos do município.
Ao todo, o ciclo formativo do curso terá duração de um ano. As aulas serão ministradas por professores da Uece e especialistas em gestão pública, que abordarão temas como: governança inteligente, cidades inteligentes, gestão de projetos e inovação na gestão pública. De acordo com a prefeita de Canindé, Rozário Ximenes, o projeto vai impulsionar o desenvolvimento do município.
“A Escola é um passo fundamental para modernizar a gestão pública municipal e torná-la mais eficiente, transparente e participativa. Com a capacitação dos nossos servidores, oferecemos serviços públicos de melhor qualidade para a população”, revela a prefeita.
A ESCOLA DE GESTÃO INTELIGENTE
A Escola de Gestão Inteligente atuará no fomento do ensino, da pesquisa e da extensão, com atividades práticas em campo desenvolvidas pelos próprios alunos. A finalidade é coletar dados primários e secundários que reflitam a realidade do município e suas potencialidades gerais. Esses dados serão fundamentais para a idealização e a implementação de soluções inovadoras, com forte participação dos cidadãos e da gestão municipal de Canindé.
Um dos grandes destaques do projeto é a implementação de uma sala de situação que abrigará o sistema VIU. Este sistema será composto de quatro módulos inteligentes que apoiarão a tomada de decisão dos gestores, baseando-se em dados coletados e analisados durante a execução do curso. Esta abordagem busca proporcionar uma gestão pública mais eficiente e bem informada.
