Menu

Hospital Regional do Sertão Central realiza primeira cirurgia oncológica

hospital-regional-do-sertao-central-realiza-primeira-cirurgia-oncologica
Foto: Divulgação/José Avelino Neto

O Hospital Regional do Sertão Central (HRSC) realizou, na segunda-feira (15), sua primeira cirurgia oncológica. O procedimento foi realizado na agricultora aposentada Maria de Lourdes Leite, que foi submetida a retirada de um câncer. O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), acompanhou a realização do procedimento ao lado da secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho.

Moradora da localidade de Lagoa do Umbu, zona rural de Aiuaba, um dos 20 municípios cobertos pelos serviços de média e alta complexidade ofertados pelo HRSC, Maria de Lourdes relata que convivia com um caroço próximo ao olho direito. Com o início dos atendimentos de oncologia na unidade, ela destacou a comodidade em ser atendida no local. “O doutor disse que precisava tirar e no mesmo dia eu fui operada. Eu achei que foi bom me mandarem para cá, é mais perto de casa”, comemorou a aposentada.

SERVIÇO ONCOLÓGICO

O serviço deve beneficiar cerca de 600 mil habitantes da macrorregião em saúde do Sertão Central, com serviços como cirurgia, quimioterapia, mastologia entre outros, e fortalecendo a estratégia de regionalização da saúde. Nos próximos dias, o equipamento da Sesa ofertará atendimento aos pacientes com câncer dos seguintes municípios: Boa Viagem, Canindé, Caridade, Itatira, Madalena, Paramoti, Banabuiú, Choró, Ibaretama, Ibicuitinga, Milhã, Pedra Branca, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu, Solonópole, Aiuaba, Arneiroz, Parambu e Tauá.

HOSPITAL REGIONAL DO SERTÃO CENTRAL

Ofertando serviços de ambulatório e de apoio diagnóstico e terapêutico, o Hospital Regional do Sertão Central iniciou suas atividades em setembro de 2016. Já no ano seguinte, foram abertos os primeiros leitos de UTI, clínica médica, UCE e o hospital passa a realizar as primeiras cirurgias via central de regulação. Em 2018, foi inaugurada a unidade de AVC, que se tornaria, tempos mais tarde, uma referência na região e para o Ceará. Além disso, passou a oferecer o serviço de traumatologia e neonatologia.