Do Sertão ao Litoral, desde maio, o Ceará Criativo – Movimenta Ceará realiza cursos gratuitos de arte e cultura em 10 municípios cearenses. Ao todo, são 26 atividades formativas executadas durante quatro meses de projeto e, até julho, cerca de 230 pessoas já foram beneficiadas pelas formações. Nessa reta final, os municípios de Icapuí e Salitre recebem seis cursos que transitam por áreas como Fotografia, Moda, Literatura, Música e Elaboração de Projetos. As inscrições estão abertas até o dia 31 deste mês e podem ser realizadas por meio do Mapa Cultural do Ceará.
O Ceará Criativo – Movimenta Ceará é uma realização do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), e do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (MinC), com recursos da Lei Paulo Gustavo e execução da Assum Preto Produções.
Estratégias para elaboração e escrita de projetos culturais é assunto recorrente nas formações do Ceará Criativo. Em Icapuí, Monique Sousa ministra o curso Elaboração de Projetos Culturais: Estratégias para Gestores e Produtores, entre os dias 3 e 18 de agosto. Já no município de Salitre, entre os dias 24 de agosto e 15 de setembro, Juliana Tavares realiza o curso Elaboração de projetos: Escrita e Execução. Ambas as formações são em formato híbrido.
Ainda em Icapuí, de 16 a 25 de agosto, Alan Mendonça ministra a formação Prosa em Curso: Estudos de Elaboração da Escrita sobre o Mar, na Escola Horizonte da Cidadania. Fechando a programação no município, o curso A Fotografia da Natureza como Instrumento para a Educação será ministrado por Fernanda Oliveira, entre os dias 23 de agosto e 1º de setembro.
Em Salitre, Neide Rodrigues ministra a formação Moda e acessórios afro brasileiros: uma proposição criativa, de 12 a 23 de agosto, no Centro Municipal de Eventos José Elói de Souza. Para os interessados no fazer musical, Leno Farias realiza o curso Criação e Manuseio de Instrumentos da Percussão, entre os dias 26 de agosto e 6 de setembro.
CULTURA EM MOVIMENTO
O Ceará Criativo consiste na realização de ciclos formativos em Acaraú, Caucaia, Guaramiranga, Icapuí, Maranguape, Quixadá, Russas, Salitre, Senador Pompeu e Tururu. Para cada município, são realizadas 120 horas/aula de cursos em diversas linguagens artísticas, assim como um curso voltado para produtores culturais, gestores e pessoas trabalhadoras da cultura, com carga horária de 40 horas/aula.
No total, todos os municípios recebem a carga horária básica de 160 horas/aula de formação. Além dos cursos, também são realizadas atividades complementares como oficinas e workshops.
Bolsas de estudo no valor de 200 reais são ofertadas a cada 30 horas/aula cursadas, totalizando o máximo de 120 horas em cada município, ressaltando que apenas as pessoas que atendam os pré-requisitos de presença serão contempladas. Para participar, as pessoas interessadas devem se inscrever por meio de oportunidades no Mapa Cultural do Ceará para cada curso em questão.
Desde maio, o programa já passou por Senador Pompeu, Quixadá, Maranguape e Acaraú. Atualmente, está desenvolvendo formações em artes visuais com alunos na Aldeia Anacé, em Caucaia, ações sobre música e tradição popular em Guaramiranga e em Tururu, e cursos sobre teatro e figurino em Russas.
