Menu

Eleições 2024: Bismarck Maia anuncia chapa com duas mulheres para sucessão em Aracati

Pré-candidata a prefeita, Roberta Resolve (esquerda), e pré-candidata a vice-prefeita, Ana Mello (direita), ao lado do prefeito Bismarck Maia. Foto: Reprodução/Redes Sociais

O prefeito de Aracati, Bismarck Maia (Podemos), anunciou a sua chapa de pré-candidatas para a Prefeitura e Vice-Prefeitura às Eleições Municipais de 2024. Neste domingo (14), por meio de live nas redes sociais, o gestor anunciou uma chapa composta por duas mulheres: a vereadora Roberta Cardoso, a “Roberta Resolve” (Podemos), para a Prefeitura; e a ex-secretária municipal de Educação, Ana Mello (Podemos), para a Vice-Prefeitura.

“De forma inédita na história do Aracati, teremos prefeita e vice-prefeita mulheres”, disse. “Elas são exemplos. Podem garantir: não estão aqui à toa. São trabalhadoras e têm experiência. Roberta trabalha comigo há muitos anos e Ana Mello tem experiência na educação”, completou o gestor.

Prefeito desde 2017, quando iniciou seu primeiro mandato, Bismarck não pode concorrer a uma nova reeleição por já estar no seu oitavo ano. Durante vídeo divulgado nas suas redes, o prefeito destaca a importância do pleito deste ano. “Vamos garantir que o aracatiense não vai perder a honra ou deixar de ter a alegria de ser aracatiense. Precisamos garantir esse modelo de gestão que deu certo, não podemos voltar a uma cidade que era ‘casa de joana’, onde cada um mandava mais que o prefeito”, alertou.

Conforme o prefeito, tudo dentro da Prefeitura era de “interesse pessoal” ou “tinha algum dono”. “Não podemos voltar a esse passado”, afirmou. Bismarck Maia destacou ainda que suas duas pré-candidatas teriam o apoio do povo, além do apoio de seus dois filhos, o deputado federal Eduardo Bismarck (PDT) e o suplente de deputado estadual em exercício Guilherme Bismarck (PDT).

No final da transmissão, o prefeito garantiu que o seu grupo permanecerá ao lado do governador Elmano de Freitas (PT), do ministro da Educação, Camilo Santana (PT), e do senador Cid Gomes (PSB). “Vão continuar a ajudar nessa próxima gestão de Aracati”. No Município, no entanto, o Diretório Municipal do PT, partido de Elmano de Camilo, vai apoiar o ex-vereador Caetano Neto (Republicanos).

ELEIÇÕES EM ARACATI

No último maio – mês em que anunciou apoio a Caetano -, o PT de Aracati divulgou uma resolução em que afirma que, na gestão de Bismarck, prevalece um modelo “patrimonialista de uma oligarquia familiar”. Ainda conforme a sigla, o modelo visa o estabelecimento de um “monopólio absoluto” dos espaços de representação política, “como sendo uma reserva destinada apenas aos parentes e/ou amigos chegados”. A grande liderança petista no município é o deputado federal José Airton Cirilo.

Também no domingo, o parlamentar esteve em reunião de discussão das prioridades para a elaboração de uma proposta de orçamento participativo na cidade. “Juntos, estamos construindo um futuro mais inclusivo e representativo para todos os cidadãos de Aracati”, escreveu ele. Na ocasião, estiveram presentes, além de Zé Airton e Caetano Neto, o pré-candidato a vice, Dr. Falcão, a atual vice-prefeita rompida com Bismarck, Dra. Denise Meneses (PT), o presidente da Câmara de Vereadores, Ricardo Sales, pré-candidatos a vereadores e lideranças comunitárias.