Conforme dados da Voll, agência de viagens corporativas digital, em maio deste ano, o Ceará foi o destino para procurado no turismo de negócios, ocupando o nono lugar entre as capitais brasileiras e ultrapassando Salvador–BA, que fecha o top 10 dos lugares mais procurados pelos viajantes corporativos. O estudo também apontou que houve uma redução nos preços das passagens aéreas, o que influenciou o aumento de 37% nas vendas de viagens em todo o país.
Entre os motivos que destacam o Ceará no cenário nacional no turismo de negócios está a sua infraestrutura para receber eventos, congressos, feiras, entre outros, já que o Centro de Eventos do Ceará, principal indutor do segmento no Estado, foi considerado no ano passado o melhor espaço para realização de eventos de grande porte da região Nordeste.
Durante o mês de maio, período em que foi desenvolvida a pesquisa, o equipamento recebeu cerca de 50 mil pessoas, além de sediar 12 eventos. Alguns deles com destaque nacional e internacional, como os congressos brasileiros de videocirurgia e brasileiro e latino-americano de cirurgia robótica, que ocorreram simultaneamente, reunindo mais de 2.000 médicos de vários países.
Nesse mês de junho, o Centro de Eventos também recebeu a maior feira do agro do Norte e Nordeste, o PEC Nordeste 2024, que recebeu mais de 50 mil pessoas, em três dias de programação. O espaço abrigou cerca de 1000 estandes e contou com a participação de mais de 500 empresas, instituições e produtores rurais.
“Além deste grande equipamento que é o Centro de Eventos do Ceará, administrado pelo Governo do Estado, por meio da Setur, temos uma excelente infraestrutura em hotéis, seja em nossa capital, litoral ou interior, para sediar grandes eventos. Esses atrativos colaboram para o Ceará se destacar nesse ranking e assumir o protagonismo na região Nordeste”, avaliou a secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque.
