O prêmio Destaques do Ceará Melhor Prefeito, em sua 37ª edição, premiou prefeitos baseado em um conjunto de critérios que contemplam a complexidade da administração pública. Para o diretor da premiação, Leonardo Farias, a premiação é um “estímulo para que os gestores municipais deem o seu melhor”. Neste ano, 37 prefeitos de um total de 184 municípios do Ceará foram premiados.
Reconhecimento às boas práticas da gestão municipal, o “Melhor Prefeito” avalia requisitos como prioridades administrativas, sociais e econômicas, relação com o funcionalismo, prestação de contas apresentadas, capacidade de captação de recursos, indicadores de desenvolvimento, obras, projetos e cumprimentos de prazos e compromissos. Também é contabilizado o reconhecimento popular, a partir de votação no site oficial do projeto e no Instagram.
A iniciativa surgiu em 1988, com o pai do diretor. “Estamos agora na 37ª edição e não falhamos em nenhum ano. Meu pai tinha uma carreira de secretário do município de Fortaleza, então, quando ele encerrou essa carreira, viu a necessidade de premiar, de reconhecer o servidor público”, explica Leonardo. Ainda de acordo com o presidente, a escolha dos premiados ocorre em um processo de três etapas. Na fase inicial, com peso duplo na contagem, qualquer pessoa pode votar num gestor que acredita merecedor do prêmio, no Instagram @destaquesdoceara. Na segunda parte, um júri composto de 50 pessoas – que inclui senadores, deputados, entidades municipalistas e empresas de comunicação – vota nos prefeitos. A etapa final conta 10 índices que compõem o histórico da apuração do prêmio, como educação, empreendedorismo, selo verde e índice do Ministério Público.
Conforme Leonardo Farias, para um prefeito conseguir ter “sucesso” em sua gestão, ele precisa de um conjunto de servidores e apoiadores. “O gestor tem os secretários, tem os deputados que o apoiam e que buscam recurso em Brasília e tem os vereadores que trazem as demandas das necessidades de cada localidade do município”, disse. “Ele, formando uma equipe – que como todo gestor tem responsabilidade de formar uma boa equipe –, contribui para o sucesso da gestão”.
37ª EDIÇÃO
Na edição deste ano, no último dia 23 de maio, terminaram no pódio a prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar (PSD), na primeira posição; os prefeitos de Redenção, Davi Benevides (PSB), e de Itapipoca, Felipe Pinheiro (PT), compartilhando a segunda colocação; e os de Russas, Sávio Gurgel (PSB), e de Granja, Aníbal Filho (PT), na terceira posição. Confira outros prefeitos reconhecidos:
- Acaraú: Ana Flávia Monteiro (PSB);
- Aquiraz: Bruno Gonçalves (PL);
- Aracati: Bismarck Maia (Podemos);
- Banabuiú: Edinho Nobre (PSB);
- Barreira: Dra. Auxiliadora (PSD);
- Baturité: Herberlh Mota (Podemos);
- Boa Viagem: Régis (Solidariedade);
- Brejo Santo: Gislaine Landim (PSB);
- Camocim: Betinha (PSB);
- Canindé: Rozário Ximenes (Republicanos);
- Chorozinho: Júnior Castro (Solidariedade);
- Crato: Zé Ailton Brasil (PT);
- Eusébio: Acilon Gonçalves (PL);
- Fortaleza: José Sarto (PDT);
- Fortim: Naselmo Ferreira (MDB);
- Guaiúba: Izabella Fernandes (PSB);
- Horizonte: Nezinho Farias (PSB);
- Icó: Laís Nunes (PT);
- Itarema: Elizeu Monteiro (PDT);
- Itaitinga: Marquinhos Tavares (PRD);
- Jijoca de Jericoacoara: Lindbergh Martins (PSD);
- Madalena: Sônia Costa (MDB);
- Maracanaú: Roberto Pessoa (União Brasil);
- Mombaça: Orlando Filho (Republicanos);
- Nova Russas: Giordanna Mano (PL);
- Parambu: Matheus Noronha (PL);
- Paraipaba: Ariana Aquino (Republicanos);
- Quixadá: Ricardo Silveira (PSD);
- São Benedito: Saul Maciel (PT);
- Solonópole: Ana Vládia (PSD);
- Sobral: Ivo Gomes (PSB);
- Uruoca: Kennedy Aquino (PT).
