Menu

Ceará realiza Dia D nacional de vacinação contra poliomielite neste sábado (8)

Em alusão ao Dia Nacional da Imunização, o Dia D de vacinação contra poliomielite acontece neste sábado (8), em Fortaleza e municípios do Interior. São mais de 2,5 mil salas de imunização disponíveis. O objetivo da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) é alcançar, no mínimo, 95% das crianças menores de cinco anos. Em Fortaleza, serão 125 postos de saúde e pontos de apoio, com atendimento das 8h às 16h30. 

“As doses da vacina contra a paralisia infantil já estão disponíveis nos postos de saúde desde 25 de maio. O Dia D tem o objetivo de alcançar o máximo de pessoas em um curto intervalo de tempo. É fundamental que mães e pais levem os filhos para se vacinar, basta conferir a programação do seu município e verificar o local de vacinação mais próximo da sua residência”, destaca a titular da Coordenadoria de Imunização (Coimu) da Sesa, Ana Karine Borges. 

A titular do Coimu ainda aponta a importância de levar as crianças aos postos de saúde, mesmo que os responsáveis acreditem que o esquema vacinal dos menores esteja completo, pois os profissionais irão fazer checagem para o reforço da vacina, caso seja necessário. A Campanha Nacional contra Poliomielite iniciou no dia 27 de maio, mas foi antecipada no Ceará para o dia 25, e segue até 14 de junho. 

Desde o início da campanha, em Fortaleza, até o dia 4 de junho, foram aplicadas 6 mil doses contra a poliomielite. Além disso, neste ano, foram realizadas 283 ações de vacinação em 116 escolas, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE). A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da plataforma BigData Fortaleza, vem monitorando a cobertura vacinal de crianças matriculadas nas creches municipais, auxiliando no direcionamento das ações. 

COMBATE À POLIOMIELITE 

O Programa Nacional de Imunização Brasileiro (PNI) foi criado em 1975 e é referência mundial e pioneiro na incorporação de diversos imunizantes no calendário do SUS. A poliomielite está incluída no calendário nacional pela possibilidade de deixar sequelas permanentes, como a paralisia dos membros inferiores e risco de morte. A titular da Coimu, Ana Karine Borges, destaca a segurança de todas as vacinas presentes no PNI. “Todas as vacinas ofertadas pelo SUS passam pelo controle da Anvisa e apresentam um perfil bom de segurança, sendo bem toleradas”, finaliza.